Prefeitura Municipal de Erechim - Mais de 2 mil cirurgias em três meses no Santa
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16387/mais-de-2-mil-cirurgias-em-trs-meses-no-santa

31/03/2022

Mais de 2 mil cirurgias em três meses no Santa

Mais de 2 mil cirurgias em três meses no Santa
Mais de 2 mil cirurgias em três meses no Santa

Em virtude do processo pandêmico, muitos serviços de saúde foram paralisados ou reduziram seu ritmo em razão do agravamento do cenário, sendo necessário priorizar a assistência para os usuários acometidos pela Covid-19 em todas as Casas de Saúde.

Com a melhora nos indicadores, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) adotou uma série de medidas para reduzir os números gerados em decorrência das paralisações, de modo especial com relação as cirurgias eletivas e exames que sofreram um impacto maior.

Nesse sentido, desde agosto de 2021 o bloco cirúrgico vem aumentando seus quantitativos, para minimizar a fila e o tempo de espera para realização dos procedimentos, através de mutirões e ampliação dos horários.

Em 2022, tomando como base os meses de janeiro, fevereiro e março foram realizados 2.255 procedimentos cirúrgicos, considerando os de urgência e emergência e eletivos. No mês de janeiro foram realizados 774 procedimentos, 770 em fevereiro e 711 no mês de março.

“Somos sabedores que temos muitos desafios pela frente para vencer o represamento originado em virtude dos anos de 2020 e 2021 (pandemia), mas estamos priorizando ações para vencer esse entrave. Agradecemos todas as equipes do Santa que não estão medindo esforços para que os procedimentos possam ser agilizados, e estamos verificando, que apesar das dificuldades, os números continuam promissores”, afirma o prefeito, Paulo Polis.

“Para ampliação dos quantitativos foi construído regionalmente, através de diálogo com os prefeitos e secretários de saúde, alternativas factíveis para realização de mutirões, destinação de emendas parlamentares específicas para essa finalidade e adesão da FHSTE ao programa estadual Cirurgias +”, finaliza o chefe do Executivo Municipal..    

Além disso, a Casa de Saúde, referência no Sistema Único de Saúde (SUS) atende gratuitamente à população e possui em seu quadro, atualmente, 655 colaboradores entre equipes técnicas, apoio e outras. Também, possui 28 empresas médicas contratadas para prover atendimento aos usuários de Erechim, região e macrorregião.