Prefeitura Municipal de Erechim - IPTU: passo a passo para pagar na internet, prazos, desconto, PIX e QR Code
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16338/iptu-passo-a-passo-para-pagar-na-internet-prazos-desconto-pix-e-qr-code

26/03/2022

IPTU: passo a passo para pagar na internet, prazos, desconto, PIX e QR Code

IPTU: passo a passo para pagar na internet, prazos, desconto, PIX e QR Code

 

O secretário da Fazenda, Valdemar Loch, comenta que já está circulando a campanha institucional do IPTU Digital 2022, desde o dia 15 de março, em TV, jornais impressos, revistas, portais de notícias, rádios, totens e redes sociais, e vai até 4 de abril

 

A Prefeitura Municipal de Erechim, por meio Secretaria Municipal da Fazenda, informa aos contribuintes, com grande antecedência, as datas de vencimento para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a Taxa de Coleta de Lixo.

O secretário da Fazenda, Valdemar Loch, comenta que já está circulando a campanha institucional do IPTU Digital 2022, desde o dia 15 de março, em TV, jornais impresso, revistas, portais de notícias, rádios, totens e redes sociais, que vai até 4 de abril. “Nela tem informações sobre prazo com desconto, dicas de como fazer para pagar digitalmente, já que em 2022 será o primeiro ano sem carnê”, afirma.

Site da Prefeitura de Erechim

O secretário Loch explica que os passos para pagar o IPTU 2022 na internet são os seguintes: acessar a página da Prefeitura de Erechim (www.pmerechim.rs.gov.br), depois clicar no ícone IPTU, digitar CPF/CNPJ, e, por fim, o código do imóvel.

Código do imóvel

O código do imóvel está no carnê do ano passado. “O primeiro conjunto de números é o código do contribuinte, e a segunda sequência de números, depois da barra (/) é o código do imóvel”, comenta. E, acrescenta, “mas tudo isso está no vídeo da campanha do IPTU que está circulando em diferentes veículos de comunicação e nas redes sociais da Prefeitura de Erechim”.

Datas

No campo da data, o contribuinte pode digitar o dia de hoje, por exemplo, ou até deixar em branco e apertar a opção (emitir). “Em seguida, vai abrir uma página, nela tem que procurar o – clique aqui. Depois de clicar neste – clique aqui – vai aparecer os boletos prontos (na lateral esquerda da tela) para serem impressos em parcela única ou as seis parcelas, todas com as respectivas datas de vencimento”, explica.

“Se o contribuinte acessar hoje o site e digitar a data do dia e imprimir o boleto de parcela única, o prazo final será 15/06/22, essa data não vai mudar, quem quiser pode pagar antecipado, mas a data limite com desconto continua 15/06/2022”, observa.

Prazos para pagar

O secretário Loch informa que a data de vencimento para pagar, em parcela única, e com desconto de 5% tem prazo máximo até 15/06/2022. Já o contribuinte que optar em parcelar o IPTU o pagamento pode ser feito em até 6 (seis) parcelas mensais e sucessivas e com os seguintes vencimentos: 1ª parcela (15/06/2022); 2ª parcela (15/07/2022); 3ª parcela (15/08/2022); 4ª parcela (15/09/2022); 5ª parcela (15/10/2022); 6ª parcela (15/11/2022).

PIX e QR Code 

O IPTU Digital 2022 pode ser pago também com PIX, QR Code e código de barras no celular, que estão disponíveis no boleto digital.    

Esclarecimentos

O novo sistema digital para pagamento do IPTU já está funcionando no site da Prefeitura de Erechim. O município tem cerca de 68 mil imóveis e está à disposição para esclarecimentos e auxiliar a quem tiver necessidade ou dificuldade em se adaptar nestes primeiros dias do novo sistema.