Prefeitura Municipal de Erechim - Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT é tema de evento em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16280/dia-internacional-de-preveno-s-lerdort--tema-de-evento-em-erechim

11/03/2022

Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT é tema de evento em Erechim

Na manhã desta sexta-feira (11), a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), realizou no Auditório do Prédio 3 da URI Campus Erechim, atividades alusivas ao Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT.

A solenidade de abertura contou com a presença do vice-prefeito, Flávio Tirello; do presidente da Câmara de Vereadores, Ale Dal Zotto; da secretária de Saúde, Eclesan Palhão; do diretor da Vigilância em Saúde, Paulo Boton; demais autoridades, profissionais da área da saúde, vereadores e colaboradores de empresas locais.

Saiba mais

No dia 28 de fevereiro é celebrado o Dia Internacional de Prevenção e combate às Lesões por Esforço Repetitivo ou Distúrbios Osteomusculares – LER/DORT. Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de alertar a população e chamar a atenção das autoridades a respeito da importância de adotar cuidados e medidas preventivas contra lesões associadas à repetição de movimentos.

A sigla LER compreende um conjunto de doenças causadas pela realização de atividades contínuas e repetitivas. DORT, por sua vez, é uma sigla para um conjunto de doenças causadas por movimentos repetitivos durante a execução de um trabalho. Ambos os problemas levam a lesões nas estruturas dos tendões, músculos e ligamentos.

O que é a VISAT

Desta forma, aVISAT que é um componente do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde que visa à promoção da saúde e à redução da morbimortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que intervenham nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processos produtivos, realizou esse evento.

Atividades

Após a solenidade de abertura, foram proferidas palestras pelo fisioterapeuta, Jaime Forest sobre “Ergonomia e a saúde do trabalhador”, bem como pela profissional de educação física, Cecília Biolchi com o tema “Conhecendo a ginástica laboral”.