Prefeitura Municipal de Erechim - Novos médicos residentes são recebidos no Hospital Santa Terezinha
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16243/novos-mdicos-residentes-so-recebidos-no-hospital-santa-terezinha

03/03/2022

Novos médicos residentes são recebidos no Hospital Santa Terezinha

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) é um hospital de caráter local, regional, macrorregional e estadual, via central de leitos, para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O hospital possui diversas Residências Médicas habilitadas pelo Ministério da Educação (MEC) em consonância com o Comissão Nacional de Residências Médicas e se configura, a cada ano, como um Hospital de Ensino (HE).

O hospital possui habilitação em sete especialidades, sendo pediatria, ginecologia e obstetrícia, ortopedia e traumatologia, clínica médica, cirurgia geral, medicina comunitária e de família e anestesiologia, aprovada no final de 2021.

Nesta semana, após realização de processo seletivo, oito novos médicos iniciaram o processo de formação em serviço (residência médica), nas dependências da Casa de Saúde SUS.

Os novos médicos residentes ficarão atuando junto a instituição durante dois a três anos, dependendo da especialidade e auxiliando nas ações e serviços de saúde ofertados pelo Hospital Santa Terezinha, juntamente com os médicos supervisores, preceptores e demais equipes técnicas e de apoio.

Os novos médicos que ingressaram na Residência são oriundos de vários estados da federação, como Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina e iniciaram os estudos nas áreas de pediatria, anestesiologia, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral e clínica médica. 

Os médicos foram recepcionados pelos atuais residentes que estão em fase de formação em serviços, pelo médico Celso David Lago, coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME), e pelos diretores Executivo e Administrativo, Jackson Arpini e Márcio Pires, que desejaram boas-vindas aos novos profissionais e parabenizaram pela escolha do Santa, para a qualificação profissional em serviço.

Arpini na sua manifestação reiterou que saúde e educação caminham a lado, de mãos dadas, e a busca do conhecimento permanente é um pilar central para a qualificação das ações e serviços da atenção terciária.

Atualmente a Casa de Saúde conta com 21 Médicos Residentes, realizando, segundo o MEC, sua formação em serviço junto ao Hospital Santa Terezinha de Erechim.