Prefeitura Municipal de Erechim - IPTU Digital: gestão mais sustentável e viável para os próximos anos
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16242/iptu-digital-gesto-mais-sustentvel-e-vivel-para-os-prximos-anos

03/03/2022

IPTU Digital: gestão mais sustentável e viável para os próximos anos

IPTU Digital: gestão mais sustentável e viável para os próximos anos
IPTU Digital: gestão mais sustentável e viável para os próximos anos

Hoje, boa parte das pessoas já fazem quase tudo pela internet, desde o pagamento de contas até a aquisição de determinados produtos e serviços. Entendendo este novo cenário, e com a proposta de oferecer novas soluções aos contribuintes, com mais agilidade, modernidade e eficiência, a Prefeitura de Erechim, a partir de 2022, tornou o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) digital. A medida, implantada por meio da Secretaria da Fazenda, facilitará o pagamento, gerando, ainda, economia de recursos públicos, fazendo sobrar caixa para novos investimentos, tornando a gestão mais sustentável e viável para os próximos anos.

Novos tempos, novas ações

O secretário da Fazenda, Valdemar Loch, afirma que os benefícios do sistema de pagamento via digital do IPTU estão inseridos numa lógica maior em que, em última análise, a comunidade é diretamente beneficiada. “O IPTU Digital é, entre outras, mais uma ação deste governo no sentido de reformular a gestão pública para que ela possa continuar sendo útil, no futuro, à população, investindo recursos, por exemplo, na saúde, como está fazendo na pandemia, salvando vidas e permitindo a manutenção da atividade econômica em níveis importantes”, explica.

Não dá para esquecer

O titular da Fazenda cita como exemplo a fala do prefeito Paulo Polis na apresentação do Relatório de Gestão Fiscal do 3º quadrimestre de 2021, sobre os múltiplos investimentos que o município realizou em educação, infraestrutura, nas empresas, saúde, meio ambiente, que só foram possíveis, em plena pandemia que gerou inúmeros prejuízos econômicos, porque a Prefeitura de Erechim tem uma gestão eficiente e estava com as contas em dia. “O município atendeu desde o construtor de prédios até as famílias que precisaram de cestas básicas para se alimentar. Ninguém foi esquecido”, disse.

Salvar vidas

Loch lembra que os investimentos no combate à pandemia foram superiores a R$ 14 milhões. “E como disse o prefeito, isso salvou muitas vidas”, afirma. O secretário cita também o ‘grande plano de saúde’ que é o Hospital Santa Terezinha para a população, que está sempre de portas abertas. “Tudo com recursos públicos, sem esquecer da educação de alto padrão que o município oferece, com ensino de qualidade, que auxilia também na redução de custos das famílias”, afirma.

Tudo interligado

Ele observa que a alteração do papel para o IPTU Digital representa um grão de areia na estrutura pública, mas que está ligado diretamente ao funcionamento das secretarias de Meio Ambiente, Obras e Saúde. “A todos os serviços que a população usufrui, e isso é necessário perceber. Quando é preciso um leito de hospital, por exemplo, ele está lá disponível com dinheiro público, como foi na pandemia, que ainda não acabou”, comenta.

Loch acrescenta que a prefeitura sempre tem que dar o exemplo, e não pode ser diferente com relação às novas tecnologias e a correta aplicação dos recursos gerados pelos impostos, pagos pelo contribuinte. O titular da Fazenda ressalta que as melhorias no serviço público também dependem da participação e do reconhecimento da população.

O novo sistema digital para pagamento do IPTU já está funcionando no site da Prefeitura de Erechim. O município tem cerca de 68 mil imóveis, sendo que a estrutura do Executivo está à disposição para esclarecimentos e auxiliar a quem tiver necessidade ou dificuldade, em se adaptar nestes primeiros dias do novo sistema.