Prefeitura Municipal de Erechim - Defesa Civil: conhecimento para preservar vidas e evitar desastres
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16177/defesa-civil-conhecimento-para-preservar-vidas-e-evitar-desastres

15/02/2022

Defesa Civil: conhecimento para preservar vidas e evitar desastres

A Defesa Civil de Erechim e a Força Voluntária do Alto Uruguai realizaram curso de Brigada de Incêndio para os professores do Sistema Municipal de Ensino, que iniciou na última sexta-feira (11), e continuou, nesta terça-feira (15), no Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE).

Ocoordenadorda Defesa Civilde Erechim, Ronaldo Manica, disse que o treinamento repassou informações sobre como combater um princípio de incêndio, fazer a evacuação de pessoasde um prédio, escola, e, também, a aplicação dos primeiros socorros quando necessário.

Manica comenta que esse treinamento de capacitação dos profissionais da educação, em Brigada de Incêndio, é muito importante porque envolve ações de prevenção e mitigação de desastres. “Fazer com que o desastre não aconteça. E se ocorrer o incêndio, as pessoas estarem preparadas para diminuir os danos humanos e materiais, em função de ter profissionais capacitados para lidar com essa situação”, disse.

Conforme o coordenadorda Defesa Civil, oobjetivo é fazer com que os professores tenham as informações mínimas de enfrentar um princípio de incêndio, e saibam o que fazer nesta hora. “E isso vai ser decisivo para preservar vidas”, comenta.

 

engenheiro de segurança do trabalho e responsável pelo curso, da Força Voluntária Alto Uruguai, Adir Antônio de Lima, disse que nesta capacitação são repassadas informações sobre RT 14/2009 do Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul. “Esse curso é importante para capacitar os professores e funcionários das escolas públicas municipais, para num princípio de incêndio saber combater e como agir, como retirar os estudantes, crianças de dentro da sala de aula em segurança, não deixando ninguém lá”, afirma.

 

No entanto, Adir ressalta que o principal é capacitar os professores para as ações preventivas.Que eles vejam um hidrante obstruído, um extintor sem pressão, entendam a importância de estar tudo desobstruído e alinhado conforme as regras.