Prefeitura Municipal de Erechim - Prevenir, conscientizar e salvar vidas
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16152/prevenir-conscientizar-e-salvar-vidas

08/02/2022

Prevenir, conscientizar e salvar vidas

Prevenir, conscientizar e salvar vidas
Prevenir, conscientizar e salvar vidas

Esta é uma semana importante para o Sistema Municipal de Ensino, com o anúncio pela Prefeitura de Erechim de muitas novidades e melhorias na rede pública municipal de ensino, que vai retomar as atividades na próxima quarta-feira (16/02) com os mais de sete mil alunos. Além disso, inicia, na próxima segunda-feira (14), a “Operação volta às aulas”, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, para a retomada das atividades presenciais escolares em 2022.

O secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, disse que as ações de conscientização são necessárias e fundamentais para manter o bom funcionamento do trânsito e a segurança de pedestres e motoristas.

A chefe do setor de Educação para o Trânsito, Edilene Wilke, comenta que, durante as próximas semanas, os servidores do Departamento de Trânsito estarão nas escolas levando orientações, como por exemplo, direitos e deveres dos pedestres, entre outras informações relacionadas à mobilidade urbana, aos estudantes, pais, responsáveis e profissionais da educação.

Ela comenta que esse conhecimento, tão importante para segurança e bom convívio entre pedestres e motoristas, será repassado por meio de uma conversa/palestra nas escolas e contará com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.

Edilene explica que essa série de informações tem como objetivo levar conhecimento sobre segurança viária e orientar sobre a importância de respeitar as leis, normas e regras de trânsito. “Também há espaço para dicas de mobilidade, transporte ativo e direção defensiva”, afirma.

A chefe do departamento destaca que o deslocamento de crianças e adolescentes nos diferentes meios de transporte, como carros, motocicletas, bicicletas e veículos de transporte escolar, deve obedecer ao Código de Trânsito Brasileiro.

“Ações educativas como a ‘Operação volta às aulas’ são primordiais para a mudança de comportamento e construção da percepção de risco, visando a diminuição de acidentes, por meio da postura preventiva e consciente no trânsito”, diz Edilene.