Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria Municipal de Educação promove atualização de professores
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1613/secretaria-municipal-de-educao-promove-atualizao-de-professores

07/05/2008

Secretaria Municipal de Educação promove atualização de professores

Secretaria Municipal de Educação promove atualização de professores

Secretaria Municipal de Educação promove atualização de professores
Secretaria Municipal de Educação promove atualização de professores
    Alunos agitados ou desatentos sempre causam preocupao. Antes de atribuir a eles algum tipo de perturbao, contudo, preciso observ-los atentamente. Existe hoje uma tendncia pelo diagnstico de Transtorno de Dficit de Ateno. O distrbio de dficit de ateno pode ou no ser acompanhado de hiperatividade (TDA/H). Mas nem sempre o comportamento que destaca o aluno do grupo esta relacionado ao distrbio. H uma srie de componentes sociais que tambm levam a criana a manifestar-se de modo no-convencional. Por isso, informar-se sobre o assunto e conversar com os pais so os primeiros passos na busca de um encaminhamento para a questo.
    O transtorno pode se manifestar de duas maneiras. Uma delas, mais freqente nas meninas, se caracteriza pela desateno. O outro tipo, que acomete mais os meninos, se caracteriza por hiperatividade ou impulsividade. no ambiente escolar que tal comportamento costuma ser notado, mas, no com o ingresso da criana na escola que esse comportamento surge, pois o mesmo acompanha a criana desde o nascimento.
    A desateno e a falta de autocontrole colocam a criana em um grande risco para as dificuldades escolares em termos de desempenho acadmico e interaes com adultos e demais pessoas.
    Assim, para melhorar a qualidade de vida e garantir um aproveitamento escolar satisfatrio para uma criana com TDA/H, a escola e a famlia precisam estabelecer uma estreita relao.
    O conhecimento sobre o TDA/H o passo inicial para ajudar a criana em seu processo educacional. Quanto mais informado o professor estiver a respeito do TDA/H, suas implicaes e formas de manejo, maior a chance da criana obter um bom desempenho escolar. Alm da importncia do estilo de interao que o professor estabelece com a criana e/ou adolescente, essencial que adote uma abordagem sobre o processo educacional, troque informaes ou conhea diferentes formas de atuao e/ou experincia desenvolvida por outros professores e se recicle, profissionalmente, constantemente.
    Visando possibilitar este espao, os coordenadores pedaggicos e os professores que compem a equipe de apoio ao processo ensino-aprendizagem das Escolas Municipais, participaram no ms de abril, de uma atualizao ministrada pelas psiclogas Raquel Zamboni e Susana Cludia Zakrzevski, que abordaram a temtica do TDA/H.