Prefeitura Municipal de Erechim - Exposição retrata 4ª Festa do Milho e 3ª Festa do Trigo em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1611/exposio-retrata-4-festa-do-milho-e-3-festa-do-trigo-em-erechim

07/05/2008

Exposição retrata 4ª Festa do Milho e 3ª Festa do Trigo em Erechim

Exposição retrata 4ª Festa do Milho e 3ª Festa do Trigo em Erechim

Exposição retrata 4ª Festa do Milho e 3ª Festa do Trigo em Erechim
Exposição retrata 4ª Festa do Milho e 3ª Festa do Trigo em Erechim
    O Arquivo Histrico Municipal Juarez Miguel Illa Font, apresenta durante o ms de maio, a Exposio Fotogrfica referente 4 Festa Estadual do Milho (1940) e a 3 Festa Nacional do Trigo (1953), realizadas no municpio de Erechim.
    De acordo com a Diretora do Arquivo Simone Zago, conhecer o passado da populao e como elas se relacionavam com o mundo foi o objetivo dos alunos do Curso de Histria da URI Campus de Erechim, turma 2006, que dispondo do material disponvel no Arquivo Municipal montou uma srie de murais que contam uma parte de nossa histria. As fotografias em exposio mostram a importncia do cultivo das variedades para a economia da regio, alm de serem retratadas as personalidades que fizeram parte da histria do municpio.
   Alm de demonstrar quais foram os resultados das feiras acima mencionadas para as pessoas da poca, a exposio objetiva integrar a populao com sua histria contada a partir de fotografias e textos que relacionaro os principais temas do cotidiano com a realidade vivida no municpio nas dcadas de 40 e 50.
   Nesse sentido o Arquivo Histrico desempenha um papel importantssimo no trato e preservao do passado histrico da regio. Sempre dispondo de materiais indispensveis para a compreenso da realidade vivenciada. Ali a populao poder encontrar fontes primrias, documentos originais e fotocpias que auxiliaram na elaborao da temtica de forma a mobilizar os acadmicos em torno de uma prtica de resgate e divulgao dos fatos que marcaram a cidade Erechim.
    O Arquivo Histrico atende de segunda a sexta-Feira das 8h s 11h30min e das 13h30min s 22h, estando localizado ao lado da Biblioteca Municipal, no centro de Erechim.