Prefeitura Municipal de Erechim - Município alerta sobre gasto desnecessário de água
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16020/municpio-alerta-sobre-gasto-desnecessrio-de-gua

28/12/2021

Município alerta sobre gasto desnecessário de água

Devido à baixa precipitação de chuva nos últimos meses, a Defesa Civil de Erechim alerta sobre o gasto desnecessário de água.

 

Conforme a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER), a barragem da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), que abastece o município chegou nesta semana a 20 centímetros abaixo do nível. Além dos rios Caleli, Campos, Leãozinho e Ligeirinho, a transposição do Rio Cravo tem sido acionada em média, de 18 a 20 dias por mês, bombeando água para barragem.

 

O diretor administrativo-financeiro da AGER, Edgar Radeski, alerta que a população precisa ter consciência no uso da água. “Temos a previsão de seca, por isso, todo gasto desnecessário deve ser evitado, até mesmo na hora de escovar os dentes, não da para deixar a torneira aberta”, explica.

 

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar juntamente com a Emater/RS-Ascar, aponta em dados prévios que a produção agrícola já está impactada pela falta de chuva. Estima-se prejuízos de 40% na produção de milho, 10% na produção de soja e 15% na produção leiteira. Depois da conclusão do levantamento dos números, o município deve Decretar Situação de Emergência Agrícola. Segundo o escritório municipal da Emater/RS-Ascar, no mês de novembro choveu 86 milímetros e em dezembro foram 25 milímetros. A estimativa é que no ano de 2021 foram 440 milímetros de déficit hídrico, comparado com as médias dos últimos anos.

 

A Defesa Civil de Erechim elenca alguns pontos que podem ser observados nesse momento pela população, como cronometrar o banho, desligar a torneira para escovar os dentes, ensaboar todas louças de uma vez só, limitar o uso da máquina de lavar, reaproveitar a água da máquina de lavar, não lavar calçadas e veículos, implementar a descarga com válvula de duplo acionamento, verificar e corrigir vazamentos e fechar bem as torneiras.

 

O coordenador da Defesa Civil, Ronaldo Manica, destaca que é um momento que todos precisam estar engajados. “Nós precisamos que a população esteja comprometida para evitar gastos desnecessários nesse momento. O calorão e a estiagem podem nos colocar em uma situação ainda mais crítica e é com os pequenos gestos do dia-dia que vamos evitar racionamentos ou estar em uma situação mais delicada”, pontua.