Prefeitura Municipal de Erechim - Projeto Investindo na Assistência do Santa Terezinha começa a ganhar adeptos
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15982/projeto-investindo-na-assistncia-do-santa-terezinha-comea-a-ganhar-adeptos

14/12/2021

Projeto Investindo na Assistência do Santa Terezinha começa a ganhar adeptos

Projeto Investindo na Assistência do Santa Terezinha começa a ganhar adeptos

O projeto lançado pela Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) - “Investindo na Assistência”, que visa a doação de camas hospitalares elétricas por parte dos municípios e das Câmaras Municipais de Vereadores, para o hospital, com o propósito de aparelhar e qualificar os quartos começa a ganhar adeptos.

O município de Floriano Peixoto em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores do município encaminhou expediente à FHSTE, no sentido de expressar apoio a iniciativa regional, com a doação de uma unidade.   

Da mesma forma a Câmara Municipal de Vereadores de Barão de Cotegipe tomou a mesma iniciativa, contribuindo com a doação de uma cama elétrica para qualificar as estruturas do Santa.  A instituição de saúde também está recebendo doações voluntárias em dinheiro, por parte da sociedade, com o mesmo propósito, ou seja, aderir ao projeto. 

Nesta direção vários municípios entraram em contato solicitando mais informações para adesão à iniciativa e para adoção dos encaminhamentos legais. Segundo os diretores Executivo e Administrativo, Jackson Arpini e Márcio Pires, não resta dúvida que a ação será exitosa e os primeiros resultados começa a surgir.

O hospital fez a aquisição de algumas unidades elétricas mediante emendas parlamentares, mas não em número suficiente para dotar todos os quartos clínicos, por essa razão necessita continuar com o intento de qualificar a assistência, considerando que algumas camas possuem vários anos de utilização e necessitam ser substituídas, pelo estado atual e por problemas técnicos recorrentes. 

O projeto intitulado “Investindo na Assistência”, lançado pela Casa de Saúde em uma reunião da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), no final de novembro, tem por proposição que os Poderes Executivo e Legislativo dos municípios da área de abrangência do hospital de referência local e regional para o Sistema Único de Saúde (SUS), façam a doação de camas elétricas.

Uma cama hospitalar elétrica com colchão está orçada em aproximadamente R$ 16 mil e a aquisição pode ser realizada por outra importante ferramenta de caráter regional que é o Consórcio Público Intermunicipal da Região do Alto Uruguai (CIRAU), que vem realizando um excelente trabalho regionalmente.

Para Arpini os resultados da semeadura começam a frutificar.  “No mês natalino, no qual os sentimentos da espiritualidade, fraternidade e solidariedade ficam mais em evidência, a doação passa a ser um verdadeiro presente de Natal, de modo especial, quando a comunidade local e regional é a agraciada com a dádiva. Nossa gratidão aos municípios e as Câmaras de Vereadores que prontamente atenderam ao chamado do Santa”, expressa o diretor.