Prefeitura Municipal de Erechim - O Teatro vai a Escola

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1591/o-teatro-vai-a-escola

29/04/2008

O Teatro vai a Escola

O Teatro vai a Escola

O Teatro vai a Escola
    A Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de oportunizar aos alunos da Rede Municipal de Ensino assistirem a espetáculos de teatro, realizou o projeto de circulação do espetáculo teatral “O menino que não sabe rir”, no período de 11 a 25 de abril.
   De acordo com o Secretário de Educação, Armando Grando, As escolas municipais localizam-se na periferia da cidade, as condições financeiras das famílias das crianças nem sempre permitem que façam investimentos em atividades culturais e artísticas, como é o caso de participações em espetáculos de teatro, de cinema, entre outros. Também muitos cidadãos não tem o hábito de participar destes espetáculos, privando seus filhos deste valoroso repertório cultural. “Ressaltamos o valor da arte como meio de sensibilização e humanização através da proposição da reflexão de situações do cotidiano, fazendo uso da dramaturgia, do lúdico, do faz de conta, do humor para abordar temáticas importantes da convivência humana”.
   O teatro age no imaginário infantil, na perspectiva da integração entre fantasia e realidade. Divertindo as crianças, ao mesmo tempo em que trata de temas tão importantes da convivência humana, e da convivência das crianças. Desafiando-as a pensar e alterar comportamentos no sentido de terem uma convivência de respeito e valorização do outro, que pode ser diferente em muitos aspectos e nem por isso ser segregado do grupo de amigos, do grupo de convivência. Ressaltando desta forma a necessidade de comportamentos de aceitação, respeito e tolerância com as pessoas independente da idade e de suas diferenças individuais.
    De acordo com a sinopse de “O menino que não sabe rir”, o espetáculo utiliza-se do lúdico e da diversão, aborda o preconceito e as diferenças entre as pessoas. Com enredo narrativo, conta a história de Adasir e Sirléia. Adasir apesar de ser um garoto feliz, sente-se excluído por não saber rir. Sirléia, sua irmã apaixonada por um palhaço de circo, se vê impedida de casar.
    A apresentação do teatro foi realizada nas doze escolas municipais, reunindo os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, no horário de aula. “Além de sensibilizar os alunos para as artes cênicas, também houve a intenção da Secretaria Municipal de Educação, em apoiar companhias de teatro do município, incentivando e valorizando a arte em Erechim. A peça teatral foi escolhida em virtude do texto abordar temáticas importantes que estão sendo trabalhadas pelas escolas municipais no ano letivo de 2008”, salienta o Secretário Armando Grando.