Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim 90 Anos - Show de acrobacias no Aeroclube de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1587/erechim-90-anos---show-de-acrobacias-no-aeroclube-de-erechim

28/04/2008

Erechim 90 Anos - Show de acrobacias no Aeroclube de Erechim

Erechim 90 Anos - Show de acrobacias no Aeroclube de Erechim

    A elite da acrobacia aérea nos três estados do sul do Brasil esteve em Erechim, no final de semana. O Encontro Sul-Brasileiro de Acrobacia Aérea promovido pela Escola De Aviação Civil Aeroclube de Erechim, com apoio da ANAC/5 – Agência Nacional de Aviação Civil Região 5 -,  movimentou 16 aeronaves especiais para esse tipo de atividade e 30 pilotos de vários aeroclubes; incluído Ponta Grossa, Porto Alegre, Curitiba e Assuncion – Paraguai – com o piloto Alcides Ferreira. Não foi uma competição e sim um treinamento para aperfeiçoamento das acrobacias, esclarece Volmir Girardello da coordenação do evento. O grupo de juízes teve Roberto Carvalho Netto – gerente regional da ANAC, Luis Dellaglio, Vanderlei Venson, e Mário Capacchi diretor do departamento de acrobacias em Erechim.
    Mas as grandes estrelas entre os 16 aviões acrobáticos foram os modelos Extra 300, de Frances de Barros, e Extra 230, de Luis Dellaglio. O primeiro fez uma demonstração extra no período da manhã que, por alguns segundos, deixou a assistência com a respiração presa. A aeronave é especial para acrobacia, com envergadura capaz de suporta um esforço de até nove vezes a força da gravidade.  

Avaliação
    O empresário Euclides Viero, presidente da Escola de Aviação Civil do Aeroclube de Erechim, avaliou como positiva a iniciativa de trazer os ases da acrobacia área para uma demonstração aqui em Erechim. “É o reavivamento da alma aviatória de Erechim que estava adormecida e a mobilização do pessoal local da acrobacia”, disse. Viero lembrou que há dois anos não acontecia nada no Aeroclube.  
    A previsão agora é realizar um campeonato nacional em Erechim, já no próximo ano. Antes será necessário sentir o que a ACRO – Associação de Acrobacia – pretende fazer como entidade agregadora dos pilotos. O presidente da Escola de Aviação Civil de Erechim acredita que poderá ser formada uma nova federação para integrar essa categoria de aviadores.

Apoio
    O prefeito Eloi Zanella esteve no Aeroclube conversando com os pilotos e a organização do evento. Apoiador dos aviadores durante as gestões de prefeito, Zanella garantiu que o município apoiará a iniciativa de trazer para o município uma prova de âmbito nacional.