Prefeitura Municipal de Erechim - Santa Terezinha presta contas e agradece a união de esforços para melhorias na Casa de Saúde
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15852/santa-terezinha-presta-contas-e-agradece-a-unio-de-esforos-para-melhorias-na-casa-de-sade

10/11/2021

Santa Terezinha presta contas e agradece a união de esforços para melhorias na Casa de Saúde

Santa Terezinha presta contas e agradece a união de esforços para melhorias na Casa de Saúde

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) vem realizando uma série de ações para minimizar os efeitos da epidemia regional do Coronavírus, que gerou um represamento em algumas áreas e, também, em virtude de problemas técnicos que ocorreram com alguns equipamentos que possuem vários anos de uso.

Em relação ao mês rosa, alusivo à prevenção do Câncer de Mama, o hospital de referência local e regional realizou 435 exames de mamografias. Com relação aos exames de Raio-X, no mês de outubro foram realizados 4.225 procedimentos.

A Casa de Saúde possui dois aparelhos de Raio-X, sendo um digital e outro analógico, com vida útil comprometida e que, eventualmente, vem apresentando problemas, que comprometem o fluxo normal dos trabalhos. 

“Nesse sentido queremos parabenizar o Poder Legislativo de Erechim que, com aprovação unânime dos vereadores, vai repassar o montante de R$ 500 mil para aquisição de um Raio X Digital, para ampliar o acesso, qualificar os serviços e aumentar a capacidade resolutiva da instituição”, disseram os diretores Executivo e Administrativo, Jackson Arpini e Márcio Pires.

Atualmente a aquisição está em processo licitatório e o hospital ampliou os horários de agendamento para equacionar o represamento, fato que deve ocorrer até o final de novembro.

A instituição tem trabalhado forte nas parcerias, para colocar o projeto "Santa em Ação: investindo nas pessoas", em prática. A iniciativa, que elenca 40 obras necessárias a curto e médio prazo, visa a captação de mais de R$ 15 milhões, para execução das demandas elencadas.

Atualmente, através das parcerias, o hospital arrecadou 52% do montante, o que demonstra importância da instituição para o contexto social.

“Recentemente enviamos projetos e ofícios para 21 parlamentares gaúchos (senadores e deputados) no intuito de alocar emendas parlamentares para o Santa, pela sua relevância regional e para que possamos concluir todas as demandas. Quando investimos no Santa, investimos nas pessoas. Isso é importante", coloca Jackson Arpini.

Os diretores Jackson Arpini e Márcio Pires enaltecem a parceria firmada com a Câmara de Vereadores. “Uma grande parceira que vem se consolidando ao longo dos últimos anos. Os vereadores de Erechim sempre estão dispostos a auxiliar a Casa de Saúde e, por essa razão, merecem nosso reconhecimento e aplauso", pontuam os diretores.