Prefeitura Municipal de Erechim - Fórum de Economia Criativa vai acontecer durante a Expo Erechim 2021
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15848/frum-de-economia-criativa-vai-acontecer-durante-a-expo-erechim-2021

09/11/2021

Fórum de Economia Criativa vai acontecer durante a Expo Erechim 2021

Fórum de Economia Criativa vai acontecer durante a Expo Erechim 2021

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, com apoio do ACCIE Jovem, vai realizar durante a programação da Expo Erechim 2021, o Fórum de Economia Criativa de Erechim.

 

O evento vai acontecer no sábado (13), às 16 horas no 3º andar do Pólo de Cultura, com entrada GRATUITA.

 

A atividade vai contar com uma Mesa Redonda e debate sobre o tema “Economia Criativa”, com condução do Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Neidmar Alves e participação da coordenadora do programa RS CRIATIVO da Sedac/RS, Carolina Biberg e do coordenador do Mestrado de Indústria Criativa da Universidade FEEVALE, Cristiano Pinheiro. O Fórum de Economia Criativa também vai contar com depoimentos de empreendedores criativos locais.

 

O conceito compreende produtos e serviços cujo valor agregado vem da criatividade. Em outras palavras, são produtos e serviços que se baseiam na criatividade para gerar inovação, valor agregado e diferencial. A ascensão da cultura como uma indústria robusta reflete uma transformação na relação do indivíduo com o trabalho: a criatividade, e não mais a mera capacidade de reprodução, é o grande ativo de um trabalhador.

 

Sobre os palestrantes:

 

Cristiano Max Pereira Pinheiro

 

Cristiano Max é formado em Publicidade e Propaganda, Mestre em Comunicação Social, e o Doutor em Comunicação Social, com a tese "Apontamentos para uma aproximação entre jogos digitais e comunicação". Foi Coordenador dos Cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda (2007-2014) e fundou o Curso de Graduação em Jogos Digitais da Universidade Feevale. Foi sócio e fundador da Agência de Publicidade Engenho de Ideias e da Desenvolvedora Ludema Game Studio. Atualmente é Coordenador do Mestrado de Indústria Criativa da Universidade FEEVALE em Novo Hamburgo/RS, é Coordenador do Laboratório de Criatividade e fundador da Rede Ibero-Americana Interdisciplinar de Pesquisa em Economia Criativa. Representa a Universidade nos grupos de trabalhos da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Inovação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Carolina Biberg

 

Carolina Biberg Maia é Coordenadora do Programa RS CRIATIVO. Natural de Porto Alegre, graduada em Artes Visuais (ULBRA) e Gestão Cultural (UNISINOS), com especialização em Museografia e Patrimônio Cultural (Claretiano), atua no mercado cultural desde 1999, inicia suas atividades na área da cultura durante a faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Uniritter. Foi colaboradora no Santander Cultural durante duas gestões, ao longo de mais de nove anos. Na instituição, trabalhou em diversas áreas, como atendimento ao público, ação educativa e elaboração e execução de projetos culturais e por último foi Coordenadora de Comunicação. Na Fundação Vera Chaves Barcellos realizou a gestão e coordenação cultural da instituição. Desenvolveu inúmeros projetos culturais: exposições, ciclos de palestras, projetos educativos, publicações editoriais, materiais educativos entre outros. Foi colaboradora na organização da 5º Conferência de Cultura – Lei Aldir Blanc sendo integrante da Comissão. Além disso, é parecerista desde 2019 em diversos editais da Sedac. Atualmente é Coordenadora do programa RS CRIATIVO da Sedac/RS, e integrante do Comitê Gestor do Programa Games RS e do Comitê de Políticas Sociais e Educação.

 

Neidmar Roger Charão Alves

 

Neidmar Alves é Secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Erechim, Cientista Social, professor, pesquisador, Ator, Dramaturgo e Gestor Cutural, CEO da NRCA Consultoria Vida Criativa. Presidente do CEC/RS - Conselho de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (2013/2015) membro do CMPC Conselho Nacional de Política Cultura e presidente do ConECta Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura  (2014/2015). Também é membro do Comitê RS Cultura Viva e Coordenador do Conselho de Dirigentes Culturais da AMAU.