Prefeitura Municipal de Erechim - Exploração e criatividade são temas trabalhados com as crianças na EMEI Copas Verdes
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15803/explorao-e-criatividade-so-temas-trabalhados-com-as-crianas-na-emei-copas-verdes

26/10/2021

Exploração e criatividade são temas trabalhados com as crianças na EMEI Copas Verdes

Na Escola Municipal de Educação Infantil Copas Verdes as atividades lúdicas proporcionam conhecimento e o despertar da criatividade das crianças. São realizadas atividades com o uso de argila, massas coloridas, jornais, tintas, luzes entre outros, como explica a vice-diretora Lucimara Sarginski. “As professoras projetam atividades e pensam junto com as crianças qual é o interesse delas e a partir disso é trabalhado. Por exemplo tem turmas que estão explorando o sol, a lua, as origens das coisas”, afirma.

 

Festa da colheita

 

Uma das atividades que partiu da curiosidade das crianças é a origem dos produtos, sendo assim a EMEI Copas Verdes abordou com as crianças o agricultor, desde a origem da produção dos produtos até a comercialização, como comenta a diretora Mírian Meneguello. “Depois que as crianças aprenderam sobre a origem dos produtos, nós realizamos a festa da colheita e a feira com uso de nota fiscal. Nós envolvemos toda a questão da educação fiscal e depois as funcionárias da cozinha fizeram o lanche com os produtos que os estudantes tinham comprado na feira”, pontua.

 

Integração no ambiente escolar

 

Criada em sete de fevereiro de 2020 através do Decreto N°4.888/2020, a EMEI Copas Verdes iniciou das atividades em seis de março de 2020. Mas com a pandemia, as atividades e momentos de interação com os novos alunos, professores e funcionários precisou ser prolongado, por isso a equipe da escola trabalha com atividades que proporcionam as crianças atividades lúdicas, de aprendizado e criatividade como explica a diretora. “Como é uma escola nova nós precisamos primeiro criar o vínculo com os docentes, depois com as famílias para proporcionar esse contato com eles em casa, então nós fizemos vídeos com as professoras se apresentando e as crianças também. Nesse ano com a retomada das aulas presenciais nós começamos a colher os frutos desse vínculo com as crianças, do contato no ambiente escolar e principalmente da participação da família na educação”, finaliza Mírian.

 

A escola atende os níveis do Berçário 2 ao PRÉ B. São 118 estudantes, 12 professoras, seis funcionários, uma estagiária e uma educadora assistente. A escola fica localizada na Rua Ermínia Deconto, 335, Bairro Copas Verdes. O telefone para contato é (54) 3520-7057 ou pelo e-mail emei.copasverdes@erechim.rs.gov.br.