Prefeitura Municipal de Erechim - Terceira dose: quem pode e o que precisa para se vacinar
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15641/terceira-dose-quem-pode-e-o-que-precisa-para-se-vacinar

16/09/2021

Terceira dose: quem pode e o que precisa para se vacinar

Terceira dose: quem pode e o que precisa para se vacinar

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, inicia nesta sexta-feira (17) uma nova fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, com a aplicação da dose de reforço (terceira dose). O público de 80 anos ou mais, residente em Erechim, terá a sua disposição a terceira dose da vacina contra o coronavírus. Serão contemplados os idosos que concluíram o esquema das duas doses após seis meses da dose 2 — o período, de seis meses de intervalo para o reforço, foi definido pelo Ministério da Saúde.

Terceira dose para idosos com 80 anos ou mais

Vale reforçar que, para os idosos com 80 anos ou mais é preciso ter recebido a segunda dose da vacina contra a Covid-19 após seis meses. A pasta da Saúde orienta que, àqueles idosos com dificuldade de locomoção devem agendar horário na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para receber a vacina.

Terceira dose para pessoas com alto grau de imunossupressão

Para àquelas pessoas com alto grau de imunossupressão é indispensável a apresentação de atestado médico e ter recebido a segunda dose ou dose única após 28 dias, para ter direito a terceira dose.

Se enquadram nesse público as pessoas com imunodeficiência primária grave; em tratamento quimioterápico para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3.

Ainda, àquelas que fazem uso de corticoides em doses >20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por >14 dias; pacientes em hemodiálise; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Além disso, a terceira dose será aplicada nas pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune, entre elas, Metotrexato, Micofenolato de mofetifa, Azatiprina, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-Mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, secukinumabe, ustekinumabe), inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e upadacitinibe).

Local

 

A vacinação acontece na Central de Vacinação que fica localizada na Rua Júlio Trombini, 634, Bairro Três Vendas, antiga Fundação Cotrel. Das 8h às 17h (de segunda a sexta-feira) e das 8h às 14 (no sábado).

 

Documentação

 

- Comprovante de residência

- CPF

- Identidade

- Cartão do SUS

- Carteira de vacinação

- Atestado médico (para pessoas com alto grau de imunossupressão)