Prefeitura Municipal de Erechim - Solenidade marca abertura dos ‘Festejos Farroupilha Solidário 2021’ e chegada da Chama Crioula
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15620/solenidade-marca-abertura-dos-festejos-farroupilha-solidrio-2021-e-chegada-da-chama-crioula

11/09/2021

Solenidade marca abertura dos ‘Festejos Farroupilha Solidário 2021’ e chegada da Chama Crioula

Na noite deste sábado (11), ocorreu a solenidade de abertura dos ‘Festejos Farroupilha Solidário 2021’ e a chegada da Chama Crioula no CTG Galpão Campeiro. O evento contou com a presença do vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, o representante da Câmara de Vereadores, vereador Jurandir Pezzenatto, o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Neidmar Alves, o coordenador da 19ª Região Tradicionalista (RT), do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Armelindo Rosset, a presidente do Instituto Cultura Bota Amarela (ICBA), Tatiana Santin, o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Tenente Coronel, Uílson Leri Cecconello, entre outras autoridades civis e militares convidadas para o ato presencial/restrito, seguindo os protocolos contra a Covid-19. Também esteve presente o patrono das atividades deste ano, o Sr. Velci Francisco Brandão, de 67 anos, que têm uma extensa vida de contribuição ao tradicionalismo. Atualmente, é delegado Regional dos Juízes da 19ª RT do MTG.

 

O vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, destacou a importância de valorizar a cultura gaúcha mesmo com a pandemia da Covid-19. “Nós precisamos manter a tradição dessa data tão importante para a cultura gaúcha e a população erechinense. Além de proporcionar entretenimento com apresentações artísticas e culturais durante os festejos, teremos ações de arrecadações de alimentos que serão destinados a quem precisa, mostrando a força das pessoas mobilizadas com o tradicionalismo”, explica.

 

A programação dos “Festejos Farroupilha Solidário 2021”, foi organizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e a Comissão dos Festejos Farroupilha 2021. Algumas atividades serão presenciais/restritas e outras apresentadas através de transmissões nas páginas do Youtube e Facebook da Prefeitura de Erechim. Confira a programação completa:

 

 

 

Geração e distribuição da Chama Crioula 2021

 

A cerimônia de geração e distribuição da Chama Crioula para 34 municípios da região aconteceu na manhã deste sábado, no Cemitério do Combate, em Erebango. O ato também marcou o início das comemorações alusivas ao centenário da Revolução do Combate, que será celebrado em 2023. A Chama Crioula foi conduzida até Erechim por cavalarianos de diversas entidades tradicionalistas.