Prefeitura Municipal de Erechim - Meio Ambiente e Fazenda avançam na requalificação das áreas públicas
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15545/meio-ambiente-e-fazenda-avanam-na-requalificao-das-reas-pblicas

18/08/2021

Meio Ambiente e Fazenda avançam na requalificação das áreas públicas

Meio Ambiente e Fazenda avançam na requalificação das áreas públicas

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, entregou um estudo com 85 áreas públicas, que estão classificadas como áreas verdes, mas que não cumprem um papel ambiental relevante ao município.

Conforme explica o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, após as equipes da pasta terem visitado todos os locais e realizado um levantamento com base no cadastro geral da Prefeitura, foram contabilizadas as áreas sem vegetação relevante, áreas de conflitos e também as com propensão a invasões, num total aproximado de 6,2 hectares.

“Esta pesquisa vai proporcionar que seja elaborado um leilão público e com o valor arrecadado será realizada a compra de um espaço de mesmo tamanho de mata nativa conservada. Este é um projeto que tem sido pensado há anos e que, neste governo conseguimos dar seguimento”, afirma Cristiano.

Com a entrega do estudo para a Secretaria da Fazenda, o próximo passo é a confirmação dos valores para elaboração do leilão.

O secretário da Fazenda, Valdemar Loch, que recepcionou o levantamento na manhã desta quarta-feira (18), relata a importância das ações de planejamento em cada pasta, uma vez que a arrecadação municipal muitas vezes engessa o orçamento para novos projetos.

Ainda, segundo Moreira, o lugar que está sendo pensado para a compensação ambiental abrange o Vale Dourado, região com grande potencial turístico e ecológico, mas que ainda vai passar por estudo, através de empresa contratada para confirmar as questões de uso e cobertura da terra.