Prefeitura Municipal de Erechim - Nana Nenen é modelo para projeto no Paraná
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1551/nana-nenen--modelo-para-projeto-no-paran

18/04/2008

Nana Nenen é modelo para projeto no Paraná

Nana Nenen é modelo para projeto no Paraná

Nana Nenen é modelo para projeto no Paraná
Nana Nenen é modelo para projeto no Paraná
        O Programa Nana Nenen, implantado pelo prefeito Eloi Zanella em 2001 com a finalidade de atender a criana ainda na barriga da me, serviu de inspirao para Governo Municipal de Campo Largo (PR), desenvolver um projeto semelhante naquele municpio. O Programa Nascer Aqui ser implantado este ano se segue a filosofia do Nana Nenen de auxiliar as futuras mames e os filhos, assegurando geraes preparadas para uma vida plena de sade e os pais conscientes da responsabilidade com a paternidade. Os primeiros contatos para o intercmbio aconteceram no ms de janeiro com a secretria Gelcy Munaretto.
     De acordo com o Dr. Luciano Ultramari Werner, Diretor de Projetos de Sade daquele municpio, o projeto Nascer Aqui faz parte do plano de metas do prefeito Edson Basso (foto) para este ano, e em fase de licitao para aquisio dos materiais para o funcionamento.
    O Municpio de Campo Largo foi criado em 2 de abril de 1870,  desmembrado de Curitiba. A populao formada pelo mosaico tnico envolvendo poloneses, italianos, alemes e portugueses. Tem 103.176 habitantes.

Agradecimento

    Nesta quinta-feira (17)  a primeira-dama Linir Zanella recebeu correspondncia do Dr. Luciano Werner agradecendo a ajuda e orientao passada pela secretria municipal de Sade Gelcy Munaretto. Com essas orientaes pudemos criar um programa semelhante aqui em Campo Largo. Assim que estivermos com o programa funcionando farei questo de enviar um kit para a sua apreciao. Inclusive, gostaria muitssimo, se possvel, de no futuro trocarmos experincias sobre os dois projetos para possivelmente melhora-los ainda mais. O mdico elogiou a atuao da Secretaria da Sade de Erechim pela criao e implantao de programas simples e coerentes que de forma eficiente melhoram as condies de sade da populao.

Nana Nenen

    O Nana Nenen distribuiu mais de sete mil mudas de rvores desde a sua implantao no dia 12 de outubro de 2001. Coordenado pelo Gabinete da Primeira-Dama, recebe o apoio das secretarias municipais de Sade, Meio Ambiente, Educao e Cidadania, os Hospitais Santa Terezinha e Caridade, e doadores voluntrios de material para confeco dos kits e enxovais. Mas a parceria mais significativa com a ONG Ao Voluntria Bota Amarela. So as voluntrias da AVBA que produzem os enxovais de inverno e vero que so entregues para as futuras mes que participam ativamente das reunies de gestantes e fazem o pr-natal completo nas Unidades Bsicas de Sade. So dezenas de voluntrias trabalhando peas em artesanato de primeira qualidade. O Nana Nenen uma realidade construda com a participao de todos os envolvidos, destaca a primeira-dama Linir Zanella presidente da Ao Voluntria Bota Amarela.

Cidadania

    O programa uma ao forte de cidadania com respeito ao meio ambiente. Os recm nascidos de famlias fixadas no municpio recebem o Certificado de Cidado Erechinense que faz parte do KIT Cidado que rene ainda a Cartilha de Orientao com espao destinado aos registros da vida da criana, o Kit Sade Bucal, e o Vale Muda de rvore. Com ele os pais retiram uma muda das variedades disponveis no  horto florestal e plantam ao redor de casa para que ela cresa juntamente com a criana. Para quem no possui terreno o municpio est criando um arboreto onde ser destinado um local para a muda de rvore com o devido registro do proprietrio. O atendimento de Sade pelo Nana Nenen se estende at os trs anos, da em diante ela entra no quadro de consultas pelo SUS.