Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim define programação parte do Dia Estadual do Patrimônio
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15479/erechim-define-programao-parte-do-dia-estadual-do-patrimnio

03/08/2021

Erechim define programação parte do Dia Estadual do Patrimônio

Erechim define programação parte do Dia Estadual do Patrimônio

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, através do Serviço de Patrimônio Histórico e Cultural e do Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font aderiu ao Dia Estadual do Patrimônio, com atividades para divulgar e promover o Patrimônio Cultural do Estado aproximando e integrando a comunidade do debate sobre preservação patrimonial. Conforme a chefe do Serviço de Patrimônio Histórico e Cultural, Ariane Pedrotti de Ávila Dias, a programação local foi pensada como um estimulo e valorização da área. “Desenvolvemos uma programação para resgatar as histórias e valorizar os produtores culturais da nossa região”, explica.

 

As atividades serão realizadas online dos dias 14 a 18 de agosto, com transmissões através da página do Facebook e Youtube da Prefeitura de Erechim. Confira a programação:

 

Sábado (14/08), 19h

Cerimônia de Abertura

Divulgação da plataforma “Erechim na Palma da Mão”

 

Domingo (15/08), 19h

Apresentação do curta “Luz em Barro”

Pesquisa histórica realizada e registrada pelo Museu Municipal Irmã Celina Schardong, de Gaurama-RS, dirigida por Gládis Wolf, Elisiane Gnovatto e Luiz Levandovski.

 

Segunda-feira (16/08), 19h

Palestra “Da Igreja Matriz à Catedral: a história da demolição que marcou Erechim” com Cleiane Maria Moretto.

 

Terça-feira (17/08), 14h

Oficina "Primeiras noções de limpeza e acondicionamento de documentos" com Débora Clasen de Paula e Caroline Rippe de Mello.

 

Terça-feira (17/08), 19h

Palestra “Arqueologia e povoamento pré-colonial do Alto Uruguai” com Fabricio J. Nazzari Vicroski

 

Quarta-feira (18/08), 14h

Palestra “Potencialidades de ensino a partir dos arquivos históricos” com André Fabrício Ribeiro e Vania Maria Barboza.

 

Quarta-feira (18/08), 17h

Roda de conversa “O Patrimônio Cultural e as mídias sociais” com Jorge Luis Stocker Jr, Mariana de Toledo Amaral e Daiane Amaral Costa.

 

O coordenador do Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font, Henrique Trizoto destaca que as atividades são direcionadas a todos interessados na área. “Queremos valorizar e desenvolver os assuntos de forma didática, para atrair não só as pessoas da área, mas toda comunidade”, pontua.

 

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Neidmar Alves exaltou a iniciativa da equipe em fazer parte das atividades que marcam a data em todo Estado. “Tendo como tema a Educação Patrimonial, entendo a representatividade histórica e a riqueza do patrimônio cultural de Erechim. É de fundamental importância construirmos legado resgatando e valorizando está área”, finaliza.