Prefeitura Municipal de Erechim - Biblioteca Dr. Gladstone Osório Mársico completa 75 anos neste sábado
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15369/biblioteca-dr-gladstone-osrio-mrsico-completa-75-anos-neste-sbado

02/07/2021

Biblioteca Dr. Gladstone Osório Mársico completa 75 anos neste sábado

A Biblioteca Municipal Dr. Gladstone Osório Mársico completa neste sábado (3), 75 anos. O espaço foi criado em 3 de julho de 1946, quando o Prefeito Municipal em Exercício, Américo Godoy Ilha assinou o Decreto 107, instituindo a Biblioteca de Erechim que se constitui em um verdadeiro celeiro cultural, disponibilizando o acervo aos que desejam ampliar seus conhecimentos. Na época, o patrono foi o poeta e escritor, Humberto de Campos.

 

Além disso, o Decreto 107/1946, foi o mesmo documento que instaurou o cinema que ficava na Av. Maurício Cardoso e chamava-se ‘Apolo’ e posteriormente de ‘Cine Ideal’.

 

No ano de 1977, juntamente com a fundação da Rádio Erechim e através do Decreto 848, a biblioteca passou a se chamar Biblioteca Municipal Dr. Gladstone Osório Mársico em homenagem ao renomado advogado, escritor e ex-vereador erechinense falecido em 1976.

 

Atualmente, a Biblioteca Municipal está atendendo na Av. Pedro Pinto de Souza, 100 junto a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. O horário para o público é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30. O espaço disponibiliza um acervo de 35 mil obras, entre literaturas desde o infantil, infanta- juvenil, romances, suspense, biografias, autoajuda, espíritas e didáticos.

 

Conforme o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Neidmar Alves, a data simbólica remete a importância do espaço para a cidade. “Nossa biblioteca é um grande espaço de produção histórica e cultural. É um local acessível e a disposição de toda comunidade”, pontua.