Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura alerta sobre a irregularidade da reciclagem clandestina
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15214/prefeitura-alerta-sobre-a-irregularidade-da-reciclagem-clandestina

14/05/2021

Prefeitura alerta sobre a irregularidade da reciclagem clandestina

Prefeitura alerta sobre a irregularidade da reciclagem clandestina

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, alerta sobre meios irregulares para o recolhimento de lixo seco no município. Atualmente, a pasta do Meio Ambiente, através de empresa contratada, é a responsável pela coleta e entrega do material reciclável aos recicladores, sendo que hoje o serviço de reciclagem é realizado por cinco associações conveniadas com a Prefeitura.

Entre elas, a Associação de Recicladores Cidadãos Amigos da Natureza (ARCAN), localizada no Bairro Progresso, a Associação Reciclando Pela Vida, no Bairro Novo Horizonte, a Associação de Recicladores Filhos da Natureza (ARFIN), instalada no Bairro Presidente Vargas, a Associação de Catadores Reciclando a Favor da Natureza (ACRFN), localizada no Bairro Morada do Sol e a Associação Cidade Limpa, que tem seu pavilhão instalado na BR 153.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, essas associações recebem todo lixo seco, proveniente da coleta domiciliar, realizam a triagem e a venda do material reciclável. “São em torno de 100 recicladores e 70 famílias que sobrevivem diretamente da reciclagem do lixo seco, por isso fizemos um alerta à população, de que a coleta do lixo seco é feita pelo caminhão do lixo da empresa contratada. Ou seja, qualquer outra forma de recolhimento é considerada irregular”, explica Cristiano.

A coleta é amparada na Legislação Municipal 4.581/2018, que diz que a coleta de resíduos sólidos somente poderá ser realizada pelo município ou por empresa com a concessão do município para essa atividade, ficando vedada a realização de coleta de resíduos sólidos por pessoas físicas e/ou jurídicas, em vias públicas e/ou lixeiras residenciais e comerciais.

“Pedimos, em nome da Administração Pública Municipal, bem como em nome das famílias que tem a sua geração de renda na reciclagem e para a preservação do meio ambiente, a colaboração de todos os cidadãos para que coloquem o lixo, devidamente separado, nos dias e horários em que o caminhão passa, e que não despejem nos canteiros centrais. Esse hábito favorece para que o lixo reciclável chegue até as associações e que não seja coletado pela reciclagem clandestina”, finaliza o secretário de Meio Ambiente.