Prefeitura Municipal de Erechim - Maio Amarelo destaca respeito e responsabilidade no trânsito
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15182/maio-amarelo-destaca-respeito-e-responsabilidade-no-trnsito

05/05/2021

Maio Amarelo destaca respeito e responsabilidade no trânsito

Maio Amarelo destaca respeito e responsabilidade no trânsito

A campanha Maio Amarelo surgiu em 2014, com objetivo de conscientizar motoristas e pedestres sobre o trânsito das cidades e reduzir o número de acidentes. A campanha também tem base a instauração de uma resolução na assembleia-geral das Nações Unidas, que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

 

A Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, através da Diretoria de Trânsito, visa garantir a fluidez, organização e segurança no trânsito da cidade de Erechim. A Diretoria de Trânsito, neste mês, reforça o pedido para que motoristas e pedestres tenham atenção no trânsito. Conforme um levantamento do departamento, em 2020 foram registrados 801 acidentes sem lesões nas ruas da cidade, 31 a mais que no ano anterior. Até o fim do mês de abril de 2021, foram registrados 291 acidentes de trânsito. "As ocorrências atendidas pelos agentes de trânsito são apenas sem lesões, mas na maioria dos casos, que poderiam ter sido evitadas com mais atenção de motoristas e pedestres", explica o diretor de Trânsito, Eleniltom Pires de Lima.

 

A Diretoria de Trânsito atualmente tem 27 agentes de trânsito que atendem ocorrências no município das 06h50 às 23h59, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Conforme o DETRAN RS, o município de Erechim tem uma frota estimada de 83.340 veículos. É importante destacar, que em casos de acidentes com lesões a Brigada Militar que realiza o atendimento e a Diretoria de Trânsito dá o suporte necessário.

 

O departamento além da função de fiscalizador, também atua como órgão para prevenção e conscientização, como com palestras em empresas e escolas e também com a Escolinha de Trânsito com os estudantes de escolas públicas e privadas. Os trabalhos estão suspensos devido a pandemia, mas devem voltar a serem realizados tão logo a situação da doença permita.

 

O secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi fez questão de exaltar o trabalho realizado pela equipe neste mês de conscientização. "A Diretoria de Trânsito realiza um trabalho fundamental de controle, fiscalização e organização do trânsito da nossa cidade, que em muitos horários do dia, tem um grande fluxo", destaca.