Prefeitura Municipal de Erechim - SMMA orienta sobre poda ou corte de árvores em via pública
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/151/smma-orienta-sobre-poda-ou-corte-de-rvores-em-via-pblica

14/12/2006

SMMA orienta sobre poda ou corte de árvores em via pública

SMMA orienta sobre poda ou corte de árvores em via pública

SMMA orienta sobre poda ou corte de árvores em via pública
    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lembra que todas as rvores nos logradouros pblicos so propriedade pblica e de responsabilidade do municpio, e no de quem as plantou. rvores em locais pblicos, como ruas, praas, jardins ou parques s podem sofrer interveno (poda) ou remoo com a autorizao do rgo pblico competente, geralmente a prefeitura municipal ou um dos seus departamentos.

    Portanto, antes de executar qualquer interveno em rvores, deve-se primeiramente verificar a legislao vigente no municpio, pois o corte de rvores sem autorizao nas reas pblicas crime previsto no Cdigo Florestal e pode gerar processo judicial e altssimas multas. Podas drsticas, que ocorrem quando toda a copa da rvore adulta removida ou acontece a remoo de um ou mais ramos principais, resultando no desequilbrio irreversvel no so permitidas.


    Muitas pessoas querem cortar ou realizar grandes podas nas rvores em frente de suas casas, porm esquecem que elas atuam na melhoria do microclima da cidade, pela reteno de umidade do solo e do ar e pela gerao da sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas; colaboram com a reduo na velocidade dos ventos; abrigam fauna, propiciando uma variedade maior de espcies, conseqentemente influenciado positivamente para um maior equilbrio das cadeias alimentares e com a diminuio de pragas e agentes vetores de doenas e amortecimento de rudos.


    A Secretaria de Meio Ambiente avisa que sua equipe de trabalho no realiza o servio de poda ou corte de rvores, a no ser em canteiros e reas pblicas, porm presta orientaes de como o cidado deve proceder, atravs do fone 3522-9250.