Prefeitura Municipal de Erechim - Formada Comissão de Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15088/formada-comisso-de-elaborao-do-plano-de-mobilidade-urbana-de-erechim

08/04/2021

Formada Comissão de Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Erechim

Formada Comissão de Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Erechim

Na manhã desta quinta-feira (8), estiveram reunidos na Secretaria de Planejamento, Gestão e Orçamento Participativo, o grupo que faz parte da Comissão de Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Erechim. Os trabalhos foram coordenados pelo secretário Adjunto da pasta, Airton Pereira da Silva.

 

A comissão é formada por um grupo interdisciplinar de diversas secretarias do município. O Plano de Mobilidade Urbana é uma determinação da Lei Federal Nº 12.587/12 para municípios com mais de 20 mil habitantes; integrantes de regiões metropolitanas, regiões integradas de desenvolvimento econômico, entre outras, conforme critérios estabelecidos pelo Poder Executivo. O prazo limite para conclusão do plano é o ano de 2023.

 

O plano deve fazer uma projeção de desenvolvimento de mobilidade para 15 anos, que inclui questões como anéis viários, ciclovias, passeios, calçadas e linhas de ônibus. Os trabalhos serão desenvolvidos por uma empresa terceirizada com acompanhamento da comissão.

 

Conforme o secretário Adjunto de Planejamento, Gestão e Orçamento Participativo, Airton Pereira da Silva, a elaboração do plano é fundamental para o município buscar recursos federais. “A partir de 2023, quando solicitarmos recursos para União para desenvolver os projetos do município, teremos esse plano elaborado e aprovado em todas instâncias, o que vai dar agilidade e evitar que os processos sejam barrados”, explica.