Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim permanece na bandeira preta
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/14955/erechim-permanece-na-bandeira-preta

24/02/2021

Erechim permanece na bandeira preta

Erechim permanece na bandeira preta

Nesta manhã de quarta-feira (24) o Comitê Municipal Covid-19 esteve reunido na Secretaria de Saúde para avaliação do Plano Estruturado de Cogestão. Os trabalhos foram conduzidos pelo vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, pela secretária da Saúde, Eclesan Palhão e pelo secretário Geral de Governo, Edgar Marmentini.

Após o debate, o Comitê Municipal aprovou por maioria dos presentes o Plano Estruturado de Cogestão para bandeira vermelha, porém até o cumprimento de todos os trâmites legais a cidade permanece em bandeira preta.

Os integrantes do Comitê declaram que ações da equipe estão voltadas para a área produtiva, para a economia, para a saúde e para a preservação da vida, por isso é imprescindível esclarecer a comunidade que mesmo com a aprovação, é necessário todo um rito processual para que a bandeira vermelha seja aplicada.

Trâmites legais

Hoje o Comitê Municipal aprovou o plano de Erechim, que dever ser assinado por um técnico responsável da área da saúde. Posterior a isso o plano deve ser encaminhado para a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) para que a mesma envie todos os planos dos 32 municípios pertencentes à entidade para o Governo do Estado que pode homologar ou não o plano para a reversão da bandeira.

“Por força de rito processual essa homologação ou não, jamais irá acontecer de imediato. Seguimos na bandeira preta e o município tem que atender o que preconiza o Estado por uma questão hierárquica relacionada aos entes federativos. Estamos preocupados com todos os setores, mas precisamos da compreensão de todos de que não é possível mudar a bandeira de preta para vermelha sem cumprir todos os trâmites legais. Após a conclusão dos trabalhos na região da AMAU, vamos ter que esperar a definição do Governo do Estado para que Erechim possa publicar seu decreto. Até lá volto a dizer: estamos em bandeira preta”, afirma o vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello.