Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Educação dá início ao ano letivo 2021 com reunião com Equipes Diretivas
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/14926/secretaria-de-educao-d-incio-ao-ano-letivo-2021-com-reunio-com-equipes-diretivas

18/02/2021

Secretaria de Educação dá início ao ano letivo 2021 com reunião com Equipes Diretivas

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Educação, deu início na manhã desta quinta-feira (18), ao ano letivo 2021. A primeira atividade programada foi um encontro no Centro Cultural 25 de Julho com as Equipes Diretivas das 19 escolas do Sistema Público Municipal de Ensino. O encontro contou com a presença do prefeito Paulo Polis, da secretária de Educação, Verenice Lipsch, da secretária Adjunta de Educação, Carla Talgatti, do coordenador da Diretoria Pedagógica, Fabrício Brustolin, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Denise Sponchiado e demais membros da Equipe da Secretaria de Educação

 

O encontro seguiu todas normas sanitárias como distanciamento, uso de máscara, álcool em gel e aferição da temperatura na entrada do Centro Cultural. Durante a próxima semana, haverá encontros com professores de todos os níveis, de forma escalonada, para apresentação das orientações pedagógicas e preparação do retorno às aulas.

 

O prefeito Paulo Polis falou sobre a importância da educação e a prioridade em garantir melhorias para todas escolas do município, pois isso é um ato de dignidade para o professor e para a comunidade escolar “Nunca esqueçam da importância estratégica e fundamental da educação na construção do ser humano. Eu como prefeito, estarei sempre a disposição de todas as unidades escolares” destaca.

 

O ato também marcou a entrega simbólica de um notebook para cada professor de modo que o trabalho com a informática educativa tenha continuidade. Os equipamentos foram adquiridos no ano passado.

 

Voltas às aulas será no dia 1º de março

 

A Secretaria de Educação, confirmou oficialmente, que a volta às aulas presenciais em Erechim será no dia 1º de março. Cerca de 6.500 estudantes devem retornar às salas de aula de forma escalonada, conforme determinação do governo do Estado, que prevê que a ocupação tenha restrição de distanciamento interpessoal mínimo de 1,5 metros nas salas, que cada escola elabore um plano de escalonamento e também um plano de contingência para prevenção, monitoramento e controle da Covid-19.

 

Além do plano de contingência para prevenção, monitoramento e controle da Covid-19, elaborado por cada escola, os espaços vão estar equipados com termômetros para aferição da temperatura na entrada, álcool em gel e tapete sanitizante. O uso de máscara segue sendo obrigatório.

 

Conforme a secretária de Educação, Verenice Lipsch, esses momentos de encontros com as equipes vão ser fundamentais para alinhar os passos e metas do Sistema Municipal de Ensino. “Estamos trabalhando para atender da melhor forma a educação para nossas crianças e jovens. As equipes das escolas são peças fundamentais para isso desenvolvimento”, explica.

 

Piso salarial dos professores

 

Além das discussões pertinentes a atuação de cada escola no novo ano letivo, o prefeito Paulo Polis falou as equipes diretivas sobre a ação judicial que tramita, devido ao município não ter pago a correção do piso salarial da categoria no ano passado. Polis garantiu que está em contato com a Secretaria da Fazenda e também com a Procuradoria Geral do Município para entender quais os impedimentos ou, da mesma forma, a legalidade disso, levando em conta, que a Prefeitura de Erechim, aderiu a Lei Complementar 173/2020, editada em maio do ano passado, que não permite reajustes do serviço público. “Vamos dar um retorno merecido e também de direito dos professores, mas tudo isso, precisa ser feito dentro da legalidade”, finaliza Polis.