Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Assistência Social atualiza e realiza o cadastro no CadÚnico
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/14851/secretaria-de-assistncia-social-atualiza-e-realiza-o-cadastro-no-cadnico

27/01/2021

Secretaria de Assistência Social atualiza e realiza o cadastro no CadÚnico

Secretaria de Assistência Social atualiza e realiza o cadastro no CadÚnico
Secretaria de Assistência Social atualiza e realiza o cadastro no CadÚnico

A Secretaria de Assistência Social realiza a atualização e o cadastro de famílias no Cadastro Único (CadÚnico). Hoje são 7.151 famílias, que totalizam 17.492 pessoas de Erechim que estão cadastradas no programa.

 

O Cadastro Único serve como porta de entrada para benefícios sociais. É através do programa que são identificadas e caracterizadas as famílias de baixa renda. Entre os benefícios que as famílias podem ser contempladas estão a Tarifa Social de Energia Elétrica, Bolsa Família, Identidade Jovem, Carteira do Idoso, entre outros. Além disso, é por meio do cadastro que o governo municipal verifica onde estão e como vivem as famílias de baixa renda, oportunizando acesso a direitos e melhorias na qualidade de vida dessas famílias através do trabalho interdisciplinar de assistência, saúde e educação.

 

Para fazer parte do CadÚnico é necessário que a responsável da família (preferencialmente a mulher mais velha da casa), compareça à Secretaria de Assistência Social ou no CRAS do bairro que mora, levando RG e CPF dos integrantes da família que residem no mesmo endereço e a conta de luz. Não é necessário tirar cópias, os documentos devem ser os originais. As famílias com renda familiar total de até três salários mínimos, meio salário mínimo per capita ou famílias que tiverem integrantes beneficiários do Benefício de Prestação Continuada podem fazer o cadastro.

 

É importante lembrar que ter o Cadastro Único não é garantia de ter acesso aos programas sociais. Cada programa tem critérios e caso seja selecionada, a manutenção do cadastro atualizado permite a participação.

 

A atualização do cadastro deve ser feita anualmente ou sempre que houver mudança de endereço, de composição familiar, vínculos trabalhistas ou de renda e a escola dos estudantes. Sem a atualização, o benefício pode ser interrompido.

 

O atendimento para realizar o cadastro é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, sem fechar ao meio-dia.