Prefeitura Municipal de Erechim - Aberta oficialmente a safra da uva em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/14814/aberta-oficialmente-a-safra-da-uva-em-erechim

13/01/2021

Aberta oficialmente a safra da uva em Erechim

Aberta oficialmente a safra da uva em Erechim
Aberta oficialmente a safra da uva em Erechim

A abertura oficial da safra da uva em Erechim foi realizada na tarde desta quarta-feira (13), na propriedade dos produtores Luciano Bozz e Luciana Barbosa dos Santos. O ato simbólico restrito, devido aos protocolos de combate a Covid-19, reuniu o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o vice-prefeito, Flávio Tirello, o representante do Poder Legislativo, vereador Fifo Parenti, secretários e representantes de entidades envolvidas com a cultura da uva. A organização é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, juntamente com a Emater, Comissão da Uva, Sutraf-AU, grupos italianos Avanti, Gillé, Stella Alpina e produtores.

 

O período que marca anualmente a Festa Di Bacco, neste ano não vai contar com atrações artístico culturais, apenas com a comercialização do produto que vai seguir os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde, devido a pandemia do coronavírus.

 

Segundo a Emater, no ano passado, foram colhidas 1.188 toneladas de uva em 83 propriedades que cultivam parreirais. Para o prefeito Paulo Polis, o ato de início da safra é importante para estimular os produtores. “É uma cultura importante, que desenvolve diversas famílias e com certeza, toda agricultura de Erechim”, finaliza.

 

Comercialização

 

A comercialização começa no próximo fim de semana, durante cinco domingos. Dias 17, 24 e 31/01 e 07 e 14/02. O horário definido anteriormente foi ajustado pelos produtores, e agora será das 14h às 19h. A expectativa é que 20 produtores rurais e agroindústrias comercializem seus produtos. A organização não estimou a quantia de uva que deve ser vendida. A comercialização será feita no Pavilhão Multiuso, que fica ao lado da Feira do Produtor e do Mercado Popular, no Centro da cidade, próximo ao Terminal Rodoviário Urbano.