Prefeitura Municipal de Erechim - Blitz da saúde irá medir a temperatura corporal da população
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/14421/blitz-da-sade-ir-medir-a-temperatura-corporal-da-populao

20/04/2020

Blitz da saúde irá medir a temperatura corporal da população

Blitz da saúde irá medir a temperatura corporal da população



A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal da Saúde realizará na quarta-feira, 22, a Blitz da Saúde. A iniciativa tem por objetivo averiguar a temperatura corporal da população com termômetro digital infravermelho (sem tocar no usuário), com o propósito de aferir a temperatura das pessoas que aderirem a ação voluntariamente.


As pessoas que tiverem a temperatura acima de 37,8ºC serão orientados por técnicos da Pasta e, nos casos que houver indicação com a presença de outros sintomas associados a sinais de insuficiência respiratória (mediante entrevista) serão orientados a procurar a Unidade de Referência em Saúde Municipal (URSM), antiga Unidade de Pronto Atendimento, para investigação do quadro clínico.


A Secretaria Municipal da Saúde adquiriu 20 termômetros infravermelhos, que foram disponibilizados às Unidades Básicas de Saúde, para serem usados nos atendimentos aos usuários, evitando o contato direto com o paciente, face a situação atual que estamos vivenciando.


A ação de prevenção acontecerá em dois pontos estratégicos: Esquina Democrática e Terminal de Transporte Coletivo Urbano, das 9h às 16h. Além de levantar dados clínicos, os dados da amostra das condições de saúde da população local auxiliarão nas futuras ações de enfrentamento, bem como para debatermos a reabertura gradativa dos serviços no município.


“Precisamos considerar que a liberação parcial foi em 15 de abril, e com mais de sete dias teremos uma amostragem atual da situação no município. Importante salientar que a ação não é para realização de testes rápidos e, sim, aferição de temperatura corporal e orientações. Os testes rápidos somente serão liberados de acordo com o protocolo COE/RS”, ressalta o secretário da Saúde Dércio Nonemacher.