Prefeitura Municipal de Erechim - Palestra alerta para a prevenção do câncer de próstata
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/14071/palestra-alerta-para-a-preveno-do-cncer-de-prstata

29/11/2019

Palestra alerta para a prevenção do câncer de próstata



A sede do Piscina Clube foi o cenário, na noite desta quinta-feira, 28, da palestra “Prevenção Azul – Homem que se cuida tem atitude”, numa promoção da Prefeitura de Erechim por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dentro das comemorações do Novembro Azul.


Com a presença do prefeito Luiz Francisco Schmidt, dos secretários de Saúde Dércio Nonemacher, da Administração, Valdir Farina e do Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Altemir Barp, do vereador Márcio Pavoni e demais convidados, o médico urologista Carlos Teodosio da Ros detalhou a todos os presentes os cuidados necessários para a prevenção e tratamento do câncer de próstata.


Na abertura dos trabalhos o secretário Dércio Nonemacher agradeceu a equipe da Pasta pela dedicação na realização do evento que contou com a presença de um grande público entre homens e mulheres.


Também detalhou os trabalhos realizados pela Secretaria da Saúde para prestar, sempre, um melhor atendimento a toda a comunidade. “Esta é uma noite de reflexão, pois temos que saber como enfrentar os problemas que acometem o homem”.


Em sua explanação, Carlos Ros destacou a importância dos cuidados do homem a partir dos 40 anos quando o tema é câncer de próstata, pontuando, em números, o crescimento dos números de casos e as suas consequências. “Importante prevenir desde cedo, como também cuidar os hábitos diários e a alimentação que são fatores que se somam a doença. O toque retal continua sendo a medida mais importante para detectar problemas da próstata, uma doença que não dá sintomas, pois quando se manifesta é porque já está em estágio avançado. Uma doença que só perde para o câncer de pulmão. Depois dos 40 anos é extremamente importante o dobro de atenção com relação a sua prevenção e cura nos estágios iniciais”, alertou.


Finalizou apontando que, assim como as meninas quando na adolescência são encaminhadas para avaliação de um ginecologista, os pais devem levar os filhos na puberdade para as primeiras avaliações com um urologista.