Prefeitura Municipal de Erechim - Aluna do Município entre as melhores do Brasil em Olimpíada de Língua Portuguesa
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/14008/aluna-do-municpio-entre-as-melhores-do-brasil-em-olimpada-de-lngua-portuguesa

08/11/2019

Aluna do Município entre as melhores do Brasil em Olimpíada de Língua Portuguesa



O Prefeito Schmidt, juntamente com a Secretária de Educação Vanir Bombardelli, comemorou uma grande conquista para o ensino público municipal. Em seu Gabinete, nesta manhã (8), recebeu e conheceu pessoalmente a estudante Stéfani Brenda Racoski e a professora Rosmari Teresinha Pelin, que participaram da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa e conquistaram medalha de bronze na categoria Poema.


A estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Jaguaretê estava entre os 171 mil inicialmente inscritos este ano e foi uma das 65 semifinalistas selecionados de todo o País. O encontro de premiação aconteceu de 4 a 6 de novembro na capital paulista. Durante esses três dias, ela e sua professora participaram de atividades educativas e culturais com os formadores da Olimpíada.


Ao ouvir o poema “Cidade Acolhedora” declamado por Stéfani, o Prefeito Schmidt disse que “ela teve a sensibilidade de escrever em rimas alternadas e com elas nos emocionar nesta bela homenagem a Erechim”. E ainda completou: “Esta medalha que você compartilha conosco tem um grande significado para todos nós, ela é a certeza de que a cultura de um povo se faz com educação e que vale a pena investir nela”.


A aluna do 5º ano que passou pelas fases Municipal, Estadual e Regional até chegar à semifinalista da Olimpíada de Língua Portuguesa transparecia sua alegria em conquistar a medalha. “Fico feliz em levar nossas tradições para outros lugares e não imaginava que seria nessa grandiosidade. Gosto da essência das obras porque traduzem sentimentos e foi o que fiz ao escrever, deixei a inspiração falar”, disse Stéfani.


Para Vanir Bombardelli o resultado valoriza o trabalho feito pela Secretaria Municipal de Educação que dá andamento a vários projetos educacionais. “Fizemos produções para comemorar o centenário da nossa cidade e um livro de poesias foi uma delas. Nas nossas escolas procuramos despertar o orgulho das origens e das raízes de cada aluno”.


A metodologia de trabalho dentro das salas de aula também foi destacada pela professora semifinalista. “Preparamos saraus e uma variedade de atividades pedagógicas que formam no aluno o gosto pela leitura e consequentemente produções como esta que nos traz a sensação do dever bem feito”, declarou Rosmari.


Após o encontro com o Prefeito Schmidt, aluna e professora participaram de reunião das Diretorias das escolas públicas municipais que aconteceu na manhã de hoje na sede da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A equipe toda teve oportunidade de ouvir o relato da experiência de ambas na 6ª edição do evento nacional que neste ano abordou o tema “O lugar onde vivo”.