Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim na Festa da Uva de Caxias do Sul
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1395/erechim-na-festa-da-uva-de-caxias-do-sul

25/02/2008

Erechim na Festa da Uva de Caxias do Sul

Erechim na Festa da Uva de Caxias do Sul

O carro representando Erechim esteve entre os mais aplaudidos pelas mais de 40 mil pessoas que se colocaram ao longo da Av. Sinimbu, para assistir o tradicional “corso alegórico” que marca a abertura da Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul. O  carro “Espetáculo da Cultura Italiana” criação do casal Charles e Margarete Oldoni representou a Festa di Bacco de Erechim. Vários cenários da Itália através dos tempos, da festa burlesca do rei Baco, o drama Romeu e Julieta, a comida e a cantorias típicas dos camponeses. A corte da rainha Jaqueline Testolin foi muito aplaudida.
Na comitiva que seguiu de ônibus na madrugada de quinta-feira (21), 54 pessoas representando pequenas empresas familiares rurais que trabalham na atividade da uva, do vinho, no artesanato, na produção queijos, panificação, embutidos de carne suína e outros produtos coloniais. Também estiveram presentes representantes dos grupos italianos Avanti, Stela Alpina e Gillè.
Na coordenação geral da comitiva, os responsáveis pela organização da Festa di Bacco de Erechim: Comissão da Uva, Emater-Ascar/RS, Sutraf-Alto Uruguai, Grupos Italianos. 
O vice-prefeito Luiz Antônio Tirello assistiu o desfile da tribuna de honra juntamente com o secretário municipal de Cultura Esporte e Turismo. Antes, às 14 h, Tirello representou o prefeito Eloi Zanella na solenidade abertura da 27ª Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul, realizada no Parque de Exposições Mario Bernardino Ramos. Na avaliação do vice-prefeito a participação da Festa de Bacco de Erechim esteve à altura da representatividade do setor da uva e do vinho em Erechim. Valeu o sacrifício do deslocamento porque serviu para motivar os produtores na caminhada que recém está começando no município.
O secretário Elídio Cervo declarou que a Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul cumpre com a historicidade das etnias no RS, projetando não apenas os italianos, mas as demais participações étnicas na vida cultural e econômica daquela expressiva comunidade.
As lideranças envolvidas diretamente com os produtores de uva e vinho e demais seguimentos da Festa di Bacco, também se manifestaram sobre a inédita participação de Erechim na grande festa de Caxias do Sul. Ademir Lira, do Sutraf-Alto Uruguai disse que valeu a pena ouvir as pessoas gritando o nome de Erechim e aplaudindo o carro da Festa di Bacco em todo o trajeto. Valmor Gasparin, do Escritório Municipal da Emater-Ascar/RS resumiu tudo numa frase: “Aprendemos muito”. Maurício Viccini, produtor de uva e Rei Bacco na Festa di Bacco de Erechim, distribuiu muito vinho e sorriso ao longo do percurso.