Prefeitura Municipal de Erechim - Erechinenses na Festa da Uva

25/02/2008

Erechinenses na Festa da Uva

Na última quinta-feira (21), em Caxias do Sul, uma comitiva erechinense composta por autoridades, representantes de entidades e grupos italianos participou do tradicional desfile da Festa Nacional da Uva. O Vice-Prefeito Luiz Tirello representou o município acompanhado do Secretário de Cultura Esporte e Turismo Elídio Cervo, na abertura oficial do evento, que teve a presença da Governadora do Estado Yeda Crusius e da Ministra Chefe da Casa Civil da Presidência da República Dilma Rouseff, e do Prefeito de Caxias do Sul José Ivo Sartori, entre centenas de autoridades.
Realizado na Rua Sinimbu, o desfile reuniu mais de 2,5 mil figurantes, 27 carros alegóricos e mais de 930 alegorias que representaram o tema “Uma vez imigrante, para sempre brasileiro”.
Erechim esteve presente neste grande evento com a alegoria intitulada “Espetáculo da Cultura Italiana”, que retratou o esplendor do império romano, suas conquistas, apogeu e declínio. A luta entre gladiadores, espetáculo predileto da população. Os grandes amores e grandes tragédias, com Romeu e Julieta. Finalmente a imigração, o renascer em outra pátria, o trabalho, o progresso, suas festas típicas como o filó, com muita dança e canto.
O público pode acompanhar o desfile em sete pontos com a locução temática brasileira, gaúcha e colona, além da oficial do palanque principal. Este foi o primeiro dos sete desfiles programados para este ano.