Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim contemplado no Edital FAC Educação Patrimonial
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/13916/erechim-contemplado-no-edital-fac-educao-patrimonial

09/10/2019

Erechim contemplado no Edital FAC Educação Patrimonial

Erechim contemplado no Edital FAC Educação Patrimonial


O Serviço de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do Município foi contemplado em uma das categorias do edital FAC Educação Patrimonial, concurso elaborado pela Secretaria de Estado de Cultura - SEDAC, através do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais   Pró cultura RS, com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).


As categorias envolviam três faixas de fomento para projetos culturais envolvendo atividades de educação patrimonial e o Município de Erechim foi contemplado em 5º lugar na categoria intermediária, com fomento de 50 mil Reais.


O nome do Projeto é "Erechim na Palma da mão - Plataforma online de mapeamento do Patrimônio Cultural do Município". A Plataforma mobile terá por objetivo reunir informações culturais de maneira simples e dinâmica, promovendo o conhecimento, divulgação e fomentando a preservação do patrimônio cultural do município.


A plataforma deverá ter acesso livre e, por se tratar de uma plataforma mobile, não necessita de download e sua página se adapta a qualquer smartphone, podendo ser utilizado em qualquer lugar de maneira simples e rápida.


Segundo o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Leandro Basso, a plataforma “Erechim na palma da mão” se apresenta como uma proposta a compor o núcleo operacional para o Sistema de Indicadores Culturais do Município.


A arquiteta responsável pelo departamento, Ariane Pedrotti ressalta que este projeto visa a difusão do conhecimento e a promoção da preservação dos bens culturais do município, tratando-se, portanto, de uma importante ferramenta de educação patrimonial de largo alcance para ser utilizado em atividades com as escolas e com as comunidades locais, bem como um meio de promoção turística do município para os visitantes.