https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1386/volta-s-aulas-com-segurana
22/02/2008
Volta às aulas com segurança
Volta às aulas com segurança
Com o objetivo de conscientizar quanto ao comportamento adequado e seguro do uso da via pública pelos estudantes e condutores, o Governo de Erechim esta realizando o projeto “Volta às aulas... com segurança”.
As atividades tiveram início na última segunda-feira e serão desenvolvidas até o dia 07 de março. Durante este período o Setor de Tráfego e Trânsito, vinculado a Secretaria de Coordenação e Planejamento, esta mantendo um contato direto com alunos e condutores em frente às escolas, orientando e distribuindo material educativo, visando preservar a integridade física da comunidade estudantil, proporcionando maior segurança no trânsito, a democratização e uso consciente do espaço público, e coibindo o cometimento de infrações de trânsito. O público alvo são alunos e transportadores da rede escolar pública e particular do município, e os condutores de veículos.
No caminho de casa para a escola
• Utilize sempre a faixa de pedestre, pois a travessia é um direito seu, e utilizá-la é um dever.
• Nos locais onde houver semáforo, atravesse somente quando o sinal estiver vermelho, para os veículos.
• Nunca atravesse a via atrás de veículos estacionados.
• Ao descer do ônibus escolar, não atravesse na sua frente, vá até a faixa de segurança, para fazer a travessia segura.
• Use sempre o cinto de segurança. Seu uso é obrigatória, inclusive no banco de trás, e em ônibus escolar. Ele pode salvar sua vida!
Senhor condutor
• Ao se aproximar de uma escola diminua a velocidade (infração gravíssima)
• Lembre-se, parar antes da faixa de pedestre, é uma obrigação (infração gravíssima)
• Não pare em fila dupla (infração grave)
• Atenção às placas de sinalização “embarque e desembarque” (infração média).
Alunos e motoristas devem observar sempre os gestos do Agente de Trânsito, pois suas ordens se sobrepõem a qualquer sinalização.
