Prefeitura Municipal de Erechim - Fórum de Turismo destaca a riqueza regional
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/13792/frum-de-turismo-destaca-a-riqueza-regional

29/08/2019

Fórum de Turismo destaca a riqueza regional



O Palco do Centro Cultural 25 de Julho está sendo, durante esta quinta-feira (29) o centro das atenções dos municípios da região Norte do Estado durante a realização do I Fórum de Turismo com a presença de prefeitos, secretários municipais de Cultura e Educação, empresários ligados a hotéis, bares e restaurante, lideranças políticas e pessoas que de alguma maneira estão inseridos no tema.


O evento que contou com a presença do prefeito em exercício Marcos Lando, do secretário da Pasta da Cultura, Esporte e Turismo Leandro Basso, vereadores e lideranças ligadas as regiões da AMPLA e AMZOP, foi uma realização do gabinete da Deputada Estadual Liziane Bayer numa parceria com a Prefeitura de Erechim e Rota Termais.


Na abertura dos trabalhos foi colocado o fato de que o turismo não se faz sozinho, ou seja, se constrói com toda a região, de grandes ações para o desenvolvimento do Norte gaúcho através da maior indústria sem poluição do planeta.


Para a realização do Fórum de Turismo, um dos coordenadores, o assessor parlamentar da Deputada Estadual Liziane Bayer, Natalino Sarápio esteve em contato com 94 municípios levando a importância para que todos estejam inseridos no roteiro turístico do Estado com as suas potencialidades, de criar atrativos para trazer empresários para que invistam na região.


Um momento de colocar os municípios nos lugares aonde devem estar, de investir, falar e comunicar para todo o Brasil a construção de uma grande região turística.


Em sua manifestação Leandro Basso pontuou que Erechim transforma-se num elo de ligação entre diversos municípios do Estado. “O Norte gaúcho deve se tornar uma marca. Ao lado da serra gaúcha existe a nossa região, rica em sua diversidade étnica, onde as pessoas entram em harmonia com a natureza. Um momento de pisar na terra e se alimentar com uma comida típica das várias etnias que fazem parte de nossa cultura. De vivenciar as suas potencialidades. Temos que pegar as boas experiências e Erechim tem que ser um incentivador, pois a partir de hoje se planta uma semente”.


Marcos Lando, por sua vez, pontuou que o turismo precisa ser provocado, dando como exemplo a construção do Polo de Cultura junto ao parque da ACCIE que hoje é referência no Estado e no Brasil. “Foi construído devido a iniciativa de pessoas visionárias, que olham para o futuro”. 


“Temos que aproveitar as nossas potencialidades locais e regionais. Existe muita riqueza natural para ser mostrada a turistas com espírito de aventura e novos conhecimentos. Nossos passeios rurais são uma marca para o município, pois valorizam o trabalho do homem do campo e a importância das agroindústrias. Precisamos, a partir de agora, provocar o investimento no turismo. Não podemos ficar de braços cruzados e este evento vai proporcionar conhecimento a todos os presentes”.


Também se manifestaram a vereadora Eni Scandolara representando o Poder Legislativo e lideranças das regiões da AMPLA (Associação dos Municípios do Planalto Médio) e AMZOP (Associação dos Municípios da Zona da Produção).