Prefeitura Municipal de Erechim - Instituto Erechinense de Previdência é o primeiro RPPS do Estado a ter certificado no Pró-Gestão
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/13639/instituto-erechinense-de-previdncia--o-primeiro-rpps-do-estado-a-ter-certificado-no-pr-gesto

03/07/2019

Instituto Erechinense de Previdência é o primeiro RPPS do Estado a ter certificado no Pró-Gestão

Instituto Erechinense de Previdência é o primeiro RPPS do Estado a ter certificado no Pró-Gestão



Buscando incentivar que os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) adotem melhores práticas de gestão previdenciária, a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia implantou o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos RPPSs da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios (Pró-Gestão RPPS). E é de Erechim a primeira certificação do Pró-Gestão no Estado.


A distinção foi concedida ao Instituto Erechinense de Previdência (IEP), a partir de processo que envolveu a Unidade Gestora, Conselhos de Administração, fiscal, Técnico e Comitê de Investimentos, além do Executivo Municipal.


O diretor-presidente do Instituto, Renato Toso, explica que a certificação foi precedida de envio de documentação e auditoria presencial por empresa certificada pela Secretaria de Previdência. Além disso, foram verificados 24 itens, tais como, mapeamento e manualização das atividades das áreas de atuação do RPPS; estrutura de controle interno; capacitação e certificação dos gestores/servidores das áreas e política de investimentos.


Conforme Toso, a conquista é fruto do trabalho de servidores capacitados e comprometidos na causa previdenciária, preocupados com o aperfeiçoamento da governança e na garantia de perenidade do IEP.


Entre as vantagens que a certificação proporciona, destacam-se a
melhoria na organização das atividades e processos, através das boas práticas de gestão e padronização; aumento da motivação e produtividade por parte dos colaboradores, gerando a redução de custos e retrabalho; maior transparência e facilidade no acesso à informação e reconhecimento no meio onde atua.


Saiba mais
O Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos RPPSs tem como finalidades, ainda, proporcionar maior controle de ativos e passivos; maior transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade, sendo composto por três pilares: Controles Internos; Governança corporativa; e educação previdenciária.