Prefeitura Municipal de Erechim - UBS será construída no Bairro Bela Vista
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1346/ubs-ser-construda-no-bairro-bela-vista

07/02/2008

UBS será construída no Bairro Bela Vista

UBS será construída no Bairro Bela Vista

Foi assinado nesta quinta-feira (07), pelo Prefeito de Erechim Eloi Zanella, o contrato para construo de uma Unidade Bsica de Sade no Bairro Bela Vista. Durante a solenidade realizada no Salo Nobre da Prefeitura tambm foi entregue o termo de liberao das obras para a Diagrama Construes e Incorporaes Ltda, vencedora da licitao. O Governo de Erechim estar investindo na obra R$269.889,85 de recursos prprios do municpio.
Com 336,70m a UBS ser construda na Rua Roberto Manoel Zaffari, esquina com a Rua Carlos Irineu Pieta, num terreno com metragem superior a 1.400m. A Unidade Bsica de Sade contar com modernas e bem equipadas instalaes, comportando quatro consultrios, um gabinete odontolgico, uma sala de nebulizao, sala de vacinas, sala de enfermagem, sala de reunies, duas salas de curativos, farmcia, administrao, almoxarifado, copa, esterilizao, depsito de materiais e sanitrios.
De acordo com a Secretria de Sade Gelcy Cerioli Munareto, alm de atender o Bairro Bela Vista a UBS dar suporte aos bairros e loteamentos Bianchi, Parque do Linho, Nossa Senhora de Lourdes, Tio Bino, Santa Matilde, Laguna, Donida, Arpini, Nelly, Imperial, Nossa Senhora de Ftima, Sete de Setembro, Vitria III, Cohab JK, gua Viva, Araucria e Industrial. Desde 2001 quando a atual administrao assumiu a prefeitura muito foi investido na rea de sade. Duas modernas e bem equipadas UBSs foram construdas nos Bairros Aldo Arioli e Atlntico. Alm disso, foi concluda a UBS do Bairro Paiol Grande, adquirida rea para construo de outra UBS no Bairro So Cristvo, e implementadas aes e projetos que visam a humanizao da sade, garantindo um atendimento gil e de qualidade.
Na oportunidade, o representante do Bairro Bela Vista, Airton Alberti, parabenizou a administrao por investir no bairro. A iniciativa vai ao encontro dos anseios da comunidade e cumpre com o compromisso assumido com os moradores do Bairro Bela Vista. Nossos agradecimentos. Fica aqui o nosso compromisso que vamos acompanhar a construo e zelar por esta UBS.
J o Prefeito Eloi Zanella reafirmou que a sade uma das prioridades da atual administrao, e que o municpio esta fazendo a sua parte nesta importante rea. O municpio de Erechim seria obrigado a investir por lei 15% do oramento na ateno bsica de sade, porm, devido omisso do Estado e da Unio, estamos investindo hoje entre 18 e 20% para garantir o servio de sade pblica. Quando a gente constri uma UBS temos que pensar tambm no custo para equip-la, mas o custo maior no este, o custo maior a equipe de funcionrios, tcnicos e mdicos que ns temos que contratar para garantir o funcionamento. Esta sim uma despesa mensal, permanente e continuada. Cada vez que se constri e se amplia o servio nossos custos aumentam, e ns temos que atender os outros servios pblicos que a comunidade cobra. O oramento nem sempre nos permite realizar as coisas na poca e na velocidade que a gente quer, mas ns assumimos um compromisso e estamos cumprindo. Ns vamos concluir o nosso mandato, o Tirello e eu, sem deixar nenhum compromisso assumido sem ser cumprido, pois o que ns prometemos ns fazemos.
Atualmente a rede de atendimento existente no municpio composta por onze UBSs, que atendem em mdia 24 mil pessoas por ms. Conta com 44 mdicos, 26 enfermeiros, 25 dentistas, 16 profissionais de nvel superior nas mais diversas reas, 59 agentes comunitrios de sade, 41 fiscais de combate a dengue e 132 outros profissionais.