Prefeitura Municipal de Erechim - Ações contra a dengue apresentadas em POA
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1333/aes-contra-a-dengue-apresentadas-em-poa

25/01/2008

Ações contra a dengue apresentadas em POA

Ações contra a dengue apresentadas em POA

    O coordenador de Vigilncia Sanitria de Erechim, o mdico  Veterinrio Aldo Diligente, apresentou em Porto Alegre um relatrio completo das aes de combate a dengue no municpio. A estratgia de Erechim foi escolhida entre as dezenas adotadas por outros municpios desde que foram descobertos focos do mosquito aeds aegypti no RS. A apresentao foi no auditrio da Secretaria Estadual da Sade, e foi acompanhada pelo diretor da Comisso Estadual de Vigilncia Sanitria Francisco Paz, a diretora do Centro de Vigilncia Ambiental Laura Cruz, e representantes de vrios municpios.
    Diligente explicou que foi montado um conjunto de aes aps a delimitao do foco. Em 2007 foram feitas 95.840 inseres em levantamento de ndice mais tratamento e coletados 910 tubitos de amostras.  Para isso foram usados os finais de semana e horas-extras durante a semana. Apenas  6% dos 34 mil imveis cadastrados no foram visitados. O setor tem 30 agentes trabalhando no combate a dengue para atender as 28 reas que a cidade foi dividida; dois mdicos veterinrios e uma equipe padro de recolhimento de entulho. 134 mil toneladas de entulho que podia manter gua acumulada foram recolhidos durante o ano. O coordenador destacou que em 2007 foi criada uma legislao municipal que penaliza os donos das propriedades reincidentes em larvas de mosquito.
    A apresentao fez parte do lanamento do programa Vero Legal sem Dengue apresentado pela secretria Adjunta de Sade Arita Bergamo. A mdica lembrou que a orientao da governadora Yeda Crussius promover uma soma de esforos dos gestores da sociedade, de cada morador juntamente com o poder pblico, evitar que essa epidemia ganhe as propores alcanada em outros estados. Diligente esteve acompanhado do prefeito Eloi Zanella e do diretor Edson De Geroni do Hospital Santa Terezinha.
    Na avaliao da secretria adjunta nos prefeitos que so as lideranas fortes que mobilizam as comunidades que est apoiada a campanha do governo estadual. Em 2007, 269 casos foram confirmados no RS e este ano, 40 esto em anlise. Se no ficarmos vigilantes o RS poder alcanar um ndice de contaminao superior a 1.milho e 250 mil pessoas. Isso significa que teremos grandes prejuzos; que precisaremos ter uma assistncia hospitalar que no sei se temos e uma retaguarda para atender os doentes. Este o momento de reforar a importncia de cada um fazer a sua parte, ressaltou.
    Arita Bergamo adiantou que o Secretrio Osmar Terra vai estabelecer uma premiao para os dez municpios que conseguirem os melhores desempenhos. Existe a possibilidade que esse nmero seja ampliado. Para se habilitar ao prmio o municpio precisar ter cumprindo com as normas bsicas de diminuir o nmero de casos, aumentar as equipes, fazer um trabalho de campo que alcance bons resultados.  O conjunto das aes que vai fazer possvel com que passemos pelo vero sem dengue., resumiu a mdica.