Prefeitura Municipal de Erechim - Comitiva de Erechim presente em audiência que pautou repasses do Estado
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/13295/comitiva-de-erechim-presente-em-audincia-que-pautou-repasses-do-estado

19/03/2019

Comitiva de Erechim presente em audiência que pautou repasses do Estado

Comitiva de Erechim presente em audiência que pautou repasses do Estado


No dia de ontem (18), lideranças da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) mantiveram audiência com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, na Secretaria Estadual de Saúde, em Porto Alegre. O Prefeito de Erechim Luiz Francisco Schmidt, o secretário Municipal de Saúde Dércio Nonemacher e o Diretor Executivo da FHSTE Hélio Bianchi, integraram a comitiva.


Momento em que o Presidente da AMAU, Prefeito Juliano Zuanazzi, entregou o trabalho que foi realizado na Região com relação aos valores atrasados por parte do Estado com os municípios da área de abrangência da associação. Também foram passadas informações referentes aos valores aplicados por cada município em ações e serviços de saúde, os quais ultrapassam o percentual legal de 15%, ficando em média na casa dos 20,50%. Igualmente fez as considerações sobre a importância do momento e sobre os pleitos da região.


Na oportunidade a Secretária Arita informou que a partir deste mês o Estado vai regularizar os repasses mensais para os municípios e hospitais, nas mais diversas rubricas pactuadas, e também apresentou um plano para quitação dos valores atrasados e empenhados, na ordem de 488 milhões, que serão pagos em 36 parcelas a partir de abril de 2019.


Também foi alvo da audiência a situação dos hospitais regionais e do hospital de referência macrorregional FHSTE, entre outros assuntos pertinentes da Pasta. Com relação aos hospitais orçamentados a secretária estadual manifestou que vão ser analisados os valores dos incentivos dados a estes para verificar as discrepâncias nos repasses entre uma instituição e outra, o que é positivo para a nossa instituição regional, considerando que esse item é parte dos assuntos levados ao Estado.