Prefeitura Municipal de Erechim - Município realiza atividade dentro do Programa Vida e Saúde
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/13230/municpio-realiza-atividade-dentro-do-programa-vida-e-sade

27/02/2019

Município realiza atividade dentro do Programa Vida e Saúde

Município realiza atividade dentro do Programa Vida e Saúde

 

 

O Município, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou atividade dentro do Programa Vida e Saúde neste mês sobre o fevereiro Roxo/laranja, com os usuários do CAPS II – Renascer.

O fevereiro Roxo surgiu no ano de 2014 na cidade de Uberlândia, Minas Gerias. Não existe um calendário oficial de conscientização, mas o trabalho geralmente é realizado por Organizações Não Governamentais e, muitas vezes, apoiado por prefeituras e governos estaduais que promovem palestras, ações de informação e mutirões de saúde.

A campanha busca mobilizar a conscientização da sociedade sobre a importância de fazer o correto diagnóstico e tratamento das doenças Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer.

Além do Roxo, o fevereiro também é laranja, pois outra campanha, buscando alertar a população sobre a leucemia também ocorre no segundo mês do ano. Estas buscam incentivar o diagnóstico precoce para que, dessa forma, os pacientes tenham uma melhor qualidade de vida.

Na oportunidade, a nutricionista Cleusa Maroli de Vargas levou informações para os usuários sob a forma de palestra e vídeo destas doenças, sintomas e tratamentos disponíveis. Importante que, além do tratamento, é bom cultivar os hábitos de vida saudáveis, cuidar do corpo e da mente.

O ideal, segundo ela, é manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, não fumar, fazer atividades que estimulem a cognição, como palavras cruzadas, cuidar da saúde emocional, fazer atividades que deem prazer e exames de rotina.