Prefeitura Municipal de Erechim - Libera recebe homenagem pelos 40 anos de serviços
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1302/libera-recebe-homenagem-pelos-40-anos-de-servios

08/01/2008

Libera recebe homenagem pelos 40 anos de serviços

Libera recebe homenagem pelos 40 anos de serviços

     Líbera Pivoto Bresolin completou 40 anos no Serviço Público Municipal. A trajetória foi motivo de reconhecimento do Governo Municipal, que outorgou à servidora um Certificado de Mérito entregue pelo prefeito Eloi Zanella e a primeira-dama Linir Zanella. Os colegas secretários municipais reunidos pela Chefe de Gabinete Maria Elisa Zordan Franceschi, juntamente com os servidores Efetivos e ocupantes de Cargos em Comissão, compareceram na homenagem realizada ontem à tarde, no Salão Nobre. Ela foi admitida por concurso público no ano de 1968, sendo nomeada no dia 5 de Janeiro.

Mérito

 “O Governo de Erechim outorga à Secretária Municipal da Fazenda Líbera Pivoto Bresolin o presente Certificado de Mérito pelos relevantes serviços prestados ao Município, nestes 40 anos, demonstrando comprometimento pela causa pública, dedicação, profissionalismo, retidão de caráter, conduta ilibada e acima de tudo, busca de ações que vissem o bem comum dos munícipes”. Ela também recebeu flores entregues pela servidora Aline Prataviera, administrativa financeira do Gabinete do Prefeito.

Reconhecimento

    O prefeito Eloi Zanella destacou que a homenageada é parte importante da sua caminhada na vida pública desde quando assumiu a prefeitura em 1977, na primeira gestão. A professora Líbera Bresolin começou como integrante do quadro de servidores da Secretaria da Fazenda vindo a ocupar a titularidade como Secretária Municipal da Fazenda, função que ocupa hoje. Ela é uma referência em gestão financeira pública municipal no RS, com reconhecimento conferido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.  
    A confiança entre Libera e Zanella teve início na primeira gestão em 1977, quando alertou o prefeito a respeito de uma anormalidade no setor fazendário. Três décadas após o episódio ele tem certeza que a intervenção da servidora, denunciando a irregularidade, a sua trajetória política teria sido alterada. Foi esse espírito público que o fez se aproximar dela e que acabou contribuindo para a formação de uma amizade sólida e um respeito profissional mútuo.

Grupo

    Simplicidade a determinação estão entre os principais pontos positivos. O comportamento ética e a moralidade no trato do bem público fez dela líder das gerações de servidoras  servidores que foram lotados na Secretaria da  Fazenda nas últimas quatro décadas. A geração dos anos 70 formou um grupo que está na base do processo de modernização da gestão financeira da prefeitura. Entre os destaques: Nédio Cachoeira, Vilma Baraldi, Ademir Peretti, Antônio Santolin. “Reconhecemos os valores desse grupo – ressalta o prefeito – com ele fizemos uma grande transformação na gestão pública de Erechim. Eles deram o apoio necessário para que a gente pudesse ter tranqüilidade na condução da coisa pública. Conseguimos provar que existe seriedade na política; que a gestão pública precisa ser respeitada e conquistamos este conceito; que o interesse público está acima do bem comum. Foi isso que nos deu o norte na administração do Município, contribuindo para a população entender que viemos para servir com seriedade e dignidade e não para nos servir”.
    Ao finalizar o prefeito renovou a estima e o respeito profissional que tem por Líbera Pivoto Bresolin.  “Nosso carinho e felicitações pela comemoração, e sei que faço em nome de uma parte expressiva da comunidade que é agradecida pelos rumos que a gente deu no controle da coisa pública”.

Seriedade

    A ex-secretária municipal de Educação em duas gestões, Maria Elisa Zordan Franceschi, acrescentou que Líbera é um modelo no trato da coisa pública que deve ser aproveitado pelos jovens servidores públicos. “Nosso desejo é que ao chegarem a nossa idade sejam melhores do que nós", A Chefe de Gabinete do Prefeito acrescentou que nada como uma flor para simbolizar o sentimento dos colegas de trabalho pelo anos de ensinamento e de dedicação. Aline Prataviera citou Fernando Pessoa para ressaltar a importância da homenageada na transferência de conhecimento para ela e aos demais servidores que atuam na área financeira da Prefeitura. “As coisas, elas não são somente importante pelo tempo que elas duram, mas pela intensidade que elas acontecem”.  A relação dela com o exercício da atividade pública, é o retrato fiel do pensamento do grande poeta brasileiro, acrescentou.

5 DE JANEIRO DE 1968
    Em plena forma e firme no posto de secretária municipal da Fazenda Líbera Pivoto Bresolin diz estar hoje mais entusiasmada com o trabalho do que no dia 5 de janeiro de 1968 quanto começou na prefeitura.  Vinda da pequena comunidade de São João da  Urtiga onde deixou os pais e familiares para buscar crescimento pessoal e profissional em Erechim, diz não ter esquecido jamais de suas raízes. A humildade destacada pelo prefeito é na avaliação dela um princípio que trouxe de casa, passado pelos pais que eram pessoas simples que sequer conseguiram dimensionar o que é ser um secretário municipal. “Isso serve de lição para nunca esquecermos às nossas raízes e a responsabilidade que temos perante as pessoas e com o que é público”. Ter responsabilidade é importante porque o ganho de cada um é resultante do trabalho e da dedicação que ele tem com a função que executa..
    Ela ensina que fazendo cada tarefa com responsabilidade e prazer  o dia passa sem sentir. “É preciso ter consciência do que fazemos para ficarmos felizes ao olharmos para trás. Sei que a gente pode melhorar o mundo fazendo coisas simples”, resumiu.
    Agradeceu o prefeito Eloi Zanella pela confiança e dividiu as conquistas com os grupos de trabalho que participou ao longo de quatro décadas. “No começo eram poucos. Eu fazia a folha de pagamento e não sabia o que era empenhar uma despesa, não tinha almoxarifado e setor de compras como hoje. A prefeitura tinha cerca de cem funcionários e hoje são mais de mil e quinhentos. Acompanhamos passo a passo esse crescimento e carrego uma boa bagagem”.
    Fazer as coisas certas é a sugestão que ela deixa aos que estão começando. “E vamos em frente!”.