Prefeitura Municipal de Erechim - Clima de união marca abertura da Feira do Livro de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12916/clima-de-unio-marca-abertura-da-feira-do-livro-de-erechim

27/11/2018

Clima de união marca abertura da Feira do Livro de Erechim


Solenidade no início da noite de ontem, segunda-feira, prestigiada por autoridades, representantes de entidades e comunidade em geral, marcou oficialmente a abertura da Feira do Livro de Erechim 2018. A literatura ganhou a Rua Nelson Ehlers transformando-a em endereço de referência para a vasta programação que se estende até o dia 2 de dezembro. Expositores, espaços institucionais e atividades permanentes serão norteados pelo tema desta vigésima edição: “100 anos em palavras”.


No discurso do homenageado, Jaci De Lazzari, a confirmação de que a decisão do novo local da Feira se alinha com tendência mundial. “Em todos os lugares do mundo existem ruas que são destaque para eventos, aqui teremos a nossa valorizando todo seu entorno”. Ainda enfatizou o apoio recebido para a realização desta edição ao dizer que “o incentivo incansável do Prefeito é um gesto de generosidade com todo o povo do Alto Uruguai”.


Suas colocações ecoaram no pronunciamento da Secretária Municipal Vanir Clara Bombardelli que citou o desafio da proposta “regada e adubada por amigos dessa cidade nos seus 100 anos, realizando a feira da integração, do resgate e da cidadania”. E completou dizendo: “o exercício da leitura nos proporciona condições de interagir e crescer. Este é o nosso convite a toda a comunidade de Erechim”.


Ao discursar, o patrono da Feria do Livro, após rememorar fatos decorridos ao longo da história da cidade, contou de sua surpresa ao receber o convite e nomeou todos os que o antecederam na tarefa. “Aceitei pelo fato de ter feito parte de tantas edições e espero fazer jus a todos os outros patronos honrando essa iniciativa e motivando a leitura”, declarou Elídio Scaranto.


O mesmo tom de empenho e união foi reforçado no discurso do Prefeito Luiz Francisco Schmidt que destacou as qualidades particulares de cada um dos homenageados deste ano e ainda pontuou: “que aqui neste lugar possamos aproximar mais as pessoas dos livros e da leitura. Que esta 20ª Feira do Livro sirva para acrescentar nas nossas vidas com este desafio do novo”.


O evento contou com momentos de homenagens quando foram feitas entregas de troféus e também realizado o ritual da transferência do sino. Após Neide Piran, patrona da edição do ano passado, entregar o símbolo da Feira ao patrono desta edição, Elídio Scaranto visitou todos os espaços fazendo soar o sino sinalizando o início de mais uma Feira do Livro de Erechim.