Prefeitura Municipal de Erechim - Entrega de kits para gestantes encerra curso da FHST e SMS
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12905/entrega-de-kits-para-gestantes-encerra-curso-da-fhst-e-sms

23/11/2018

Entrega de kits para gestantes encerra curso da FHST e SMS

 

 

Através do Gabinete da Primeira Dama, Rosmari Schmidt, Fundação Hospitalar Santa Terezinha e Secretaria Municipal de Saúde, foi encerrado na tarde desta quinta-feira, 22, o 6º Curso para Gestantes e Acompanhantes. Ao todo, 40 mulheres participaram.

Os trabalhos ocorreram de 19 a 22 deste mês junto ao Espaço Santa, Centro Clínico Santa Terezinha, e contou com um curso prático com a equipe multiprofissional. A abertura ocorreu no último dia 19, pela primeira dama, oportunidade em que houve a palestra sobre Nutrição à Gestante/Puérpera e Planejamento Familiar (Aline Bresolin) e Fisioterapia na Gestação/Parto e Puerpério com a fisioterapeuta Iáscara Kirst.

Também na pauta de atividades, as Modificações Fisiológicas na Gestação com Alexander Manfredini e Cuidado durante o Trabalho de Parto (Mariane De Tofol) e Técnicas de Enfermagem (Doulas Marilei Jorosczniski e Luci Bordignon).

Parto normal X Cesariana (Nelson Sabadin), Noções de amamentação e cuidados de alta com o bebê com Sílvia Hoffman e técnica de Enfermagem Marilei e banho no recém nascido com Marlei Anhaia.

Modificações psicológicas da gestação e puerpério com psicólogas Michele Azevedo e Luana Fontanella. Orientações fonoaudiológicas para os pais com Franciele Schimdel.

Na oportunidade, Rosmari explicou que a porta de entrada é a rede pública de saúde, por meio da qual é feito o cadastro de cada uma dessas mães que seguem sendo acompanhadas pelas equipes disciplinares durante os meses de gestação. Neste intervalo de tempo elas são inseridas em um grupo e passam a participar de encontros esclarecedores, têm o devido acompanhamento de exames, consultas monitoradas e também realizam uma visita hospitalar quando as gestantes têm aoportunidade de conhecer uma maternidade e se familiarizar com o ambiente onde em breve estarão com seu bebê.

Entre as exigências para que as participantes se mantenham no Programa, está em frequentar palestras e estar com exames em dia. Posteriormente há um suporte quando essas mães recebem um kit com vários itens.

“As informações que conseguimos disseminar por meio desses grupos de gestantes auxiliam no crescimento da criança e de suas famílias, uma vez que até doenças são evitadas com o acesso ao conhecimento”. A primeira-dama ainda observou que todo o processo tem a valorosa participação de equipes de voluntárias do Gabinete. São elas que confeccionam carinhosamente enxovais completos doados para as gestantes atendidas.