Prefeitura Municipal de Erechim - Escola Dom Pedro II inaugura seu Marco do Centenário
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12853/escola-dom-pedro-ii-inaugura-seu-marco-do-centenrio

09/11/2018

Escola Dom Pedro II inaugura seu Marco do Centenário

Escola Dom Pedro II inaugura seu Marco do Centenário
Escola Dom Pedro II inaugura seu Marco do Centenário

 

Com a presença do prefeito Luiz Francisco Schmidt, do Chefe de Gabinete Roberto Fabiani, dos secretários de Educação, Vanir Bombardelli e Planejamento, José Camargo, alunos, pais, professores e direção, a Escola Municipal de Educação Fundamental Dom Pedro II realizou, na manhã desta sexta-feira, 9, a inauguração do Marco do Centenário, dentro das programações dos 100 anos do município.

Na oportunidade, a diretora Taís Albiero Amaral destacou que, a escola, atendendo ao projeto da Secretaria Municipal de Educação, desenvolveu o projeto. “O Castelinho, construído em madeira, entre 1912 e 1915, que serviu para abrigar a Comissão de Terras do Estado, foi órgão que projetou e demarcou ruas e avenidas, lotes urbanos e rurais de Erechim, possui arquitetura característica e hoje é atrativo de nossa cidade”.

Pelo seu significado histórico, juntamente com a Praça da Bandeira, Rótula Central do projeto viário desenvolvido por Carlos Torres Gonçalves, serviram de inspiração para a construção do Marco.

Desta forma, estudantes da escola, em parceria com o curso de Arquitetura da URI, desenvolveram um estudo e a construção de uma maquete observando escalas e proporções, reproduzindo então o cenário presente no centro de Erechim.

Taís pontuou que, para a inauguração do Marco, professores, funcionários e estudantes, baseados no Trabalho de Pesquisa da professora Raquel Dallagnol, desenvolveram o Caminho do Centenário, uma atividade temático interativa, onde todos são convidados a perpassarem por nossa história, tendo contato com os principais pontos de sua formação, concluindo o percurso na Erechim dos dias atuais e no encontro com o Marco do centenário.