Prefeitura Municipal de Erechim - Fenamate vai contribuir para a divulgação e valorização da erva-mate
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12840/fenamate-vai-contribuir-para-a-divulgao-e-valorizao-da-erva-mate

08/11/2018

Fenamate vai contribuir para a divulgação e valorização da erva-mate

Fenamate vai contribuir para a divulgação e valorização da erva-mate

Dentro da programação da Frinape 2018, que se desenvolve de 9 a 18 de novembro, estará acontecendo a Fenamate, evento que pretende comemorar a erva-mate, contribuindo para a divulgação e valorização deste produto que orgulha o Estado do Rio Grande do Sul por dar origem ao principal símbolo gaúcho de hospitalidade, tradição e cultura: o chimarrão.

O evento estará sendo realizado no Galpão do Gaúcho, nova construção típica em madeira que está sendo erguida no Parque da ACCIE através do Grupo Master e Cristalina, onde serão realizados pequenos shows e a distribuição do tradicional chimarrão, a todas pessoas que chegarem até o parque e queiram saborear um bom mate e celebrar um encontro de amigos.

A proposta do Fenamate é valorizar e promover o hábito do chimarrão, em uma programação diversificada, totalmente gratuita para a comunidade de Erechim e Região, bem como divulgar e difundir a tradição do nosso povo e da cultura típica dos gaúchos.

A Fenamate, além de celebrar a erva-mate, tem no seu contexto toda a divulgação de nossas empresas voltadas à fabricação de erva-mate e, por tradição, nossa música, processos de utilização e produtos resultantes da erva-mate.

A Escola do Chimarrão estará presente, difundindo seus ensinamentos e conhecimentos. O objetivo da Escola do Chimarrão é resgatar o cultivo da erva-mate e a divulgação de aproximadamente 36 tipos de mate a serem mostrados e ensinados aos visitantes.

A programação contemplará apresentações artísticas como Da Capo Coral, Luana Pietzke, Shana Müller, Timbre do Pampa, Show Ítalo Brasileiro com Délcio Tavares, Os Gaudérios, Renata Ferreira, Matinê Musical com Enori Chiaparini, entre outras. O local ainda vai abrigar a Sessão Solene de Homenagens da Câmara de Vereados, especial 100 anos, e o Encontro Turismo e Cultura no Século XXI, promovido pelo Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

A Frinape 2018 é promovida pela ACCIE e Prefeitura de Erechim, com apoio institucional de várias entidades. Tem como presidente Fábio Vendruscolo e Presidente de Honra o prefeito Luiz Francisco Schmidt. O Patrono é Claudionor José Mores e os homenageados são os ex-prefeitos Eloi João Zanella, Antonio Dexheimer e Paulo Alfredo Polis.

Estão entre os patrocinadores oficiais da Frinape 2018 o Sicredi, a Unined Erechim, Alfa, Aurora, Banrisul, Traçado, Unicred, URI Erechim, CDL Erechim, Inviolável, Egipol, Agricop, Copare, Cresol, MMGaboardi, Unindústria e Top Formaturas.

 

RESGATE HISTÓRICO    

A Fenamate teve seu início no ano de 1966, quando a então ACIE – Associação Comercial de Erechim - promoveu a I Frinape e a I Fenamate (Festa Nacional do Mate), festa que viria se repetir por mais duas edições em 1968 (II Fenamate) e em 1995 em sua terceira edição já então sob coordenação da ACCIE – Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim. No ano de 2013, após 18 anos sem ser realizado, o evento foi resgatado acontecendo paralelamente à Frinape 2013com a proposta de resgatar uma festa que contribuiu muito no passado para o a valorização de tradições relacionadas ao cultivo da erva-mate e a importância que a sua produção tem no desenvolvimento de toda região.

O antigo nome Festa Nacional do Mate passou a denominar-se Festival Nacional do Mate e deu continuidade a uma comemoração que contribui para a divulgação e valorização da Erva-Mate. A erva-mate, além da importância destacada que teve no decorrer da história, seja pela tradição gaúcha ou mesmo pela questão medicinal, no presente é um produto que colabora e tem grande relevância para a atividade econômica de muitos municípios do Estado. A região do Alto Uruguai figura hoje entre os 10 maiores produtores de Erva-Mate do RS, destacando-se na industrialização do produto sendo que hoje abriga uma das maiores indústrias do país.

 

Programação da Fenamate

 

11.11.18 – Domingo

13h – Da Capo Coral

18h - Show Acústico com Luana Pietzke

13.11.18 – Terça-feira

14h - Encontro Turismo e Cultura no Século XXI - Departamento de Turismo – SMCET

18h30min – Sessão Solene Câmara Vereadores

14.11.18 – Quarta-feira

15h - Matinê Musical com Enori Chiaparini

16.11.18 – Sexta-feira

20h - A Nova Geração da Música Fandangueira - Grupo Timbre dos Pampas

 

17.11.18 – Sábado

17h – Show Musical Renata Ferreira

19h – Os Gaudérios de Erechim