Prefeitura Municipal de Erechim - Fenagro sediará exposições de animais e realizará o 1º Remate de Gado
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12833/fenagro-sediar-exposies-de-animais-e-realizar-o-1-remate-de-gado

07/11/2018

Fenagro sediará exposições de animais e realizará o 1º Remate de Gado

Fenagro sediará exposições de animais e realizará o 1º Remate de Gado

 

 

 

A Fenagro, Feira Nacional do Agronegócio, é uma área destinada a expositores que atuam na área de tecnologias de plantio, preparo de solos, variedades de cultivares, insumos agrícolas, máquinas e equipamentos para agricultura de precisão.

Também tecnologias com animais, qualidade e produtividade, genética, nutrição, manejos e morfologia. Participarão instituições de pesquisa e haverá espaço para exposição morfológica de cavalo crioulo, exposição e comercialização de ovinos e caprinos, exposição e julgamento de gado leiteiro, exposição morfológica de novilhas de leite e campo técnico demonstrativo, além de eventos técnicos.

Está confirmada a realizado do 1º Remate de Gado de Corte a ser realizado no dia 10 de novembro, às 15h, com a inscrição de mais de 300 animais. O pavilhão de exposição de animais terá mil metros quadrados.

Em alguns espaços serão demonstradas ações de Extensão Rural praticadas pela Emater/RS-Ascar. Um dos atrativos será o “Caminhos da Sustentabilidade”, onde os visitantes poderão ver na prática o sistema de captação da água da chuva para ser utilizada na horta, no pomar e na jardinagem, além de compostagem e exposição de abelhas sem ferrão.

No mesmo espaço, haverá demonstração de processamento artesanal de frutas, de condimentos e secagem de plantas medicinais. Também estarão expostas as diversas formas de aproveitamento de frutas em geleias, compotas, cristais de gengibre, abóbora cristalizada, que serão preparadas no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre).

O público também poderá receber orientações e tirar dúvidas sobre energia fotovoltaica, reflorestamento e sobre produção de morangos em estufas no sistema irrigado.

EVENTOS TÉCNICOS

A Emater/RS-Ascar e o Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai promovem a 2ª Feira da Agrobiodiversidade e o 6ª Simpósio de Cooperativismo, no dia 13 de novembro. O evento acontece no CTG Sentinela da Querência, junto à Frinape, onde estará instalado o Salão da Inovação, com início às 8h30min para as inscrições. Às 9h, acontece mística de acolhida e, na sequência, abertura do evento. A programação segue com posse da nova diretoria do Núcleo de Cooperativismo. 

O evento será marcado pela palestra da professora da UFRGS Ingrid Bergman Inschausti de Barros, que falará sobre Conservação da Biodiversidade e Utilização Sustentável dos Recursos Disponíveis em Propriedades Rurais. Dieisson Pivotto, do Sescoop/RS, falará sobre Governança Corporativa e Cooperativa. A abertura oficial da 2ª Feira da Agrobiodiversidade acontece às 12h.

ATRAÇÕES

A Fenagro estará completada com demonstração de robótica, visando a automação para servir ração para suínos e em aviários, que é uma tendência à substituição do uso da mão-de-obra. Haverá shows de equitação e shows especiais com adestradores de cães. Além de palestras, demonstração com relação aos ovinos para aproveitamento de seus subprodutos, além do produto principal que é a lã, exposição de artesanato e até equipamentos para trabalhar a lã. Tudo isso será mostrado na Oficina "Da tosquia ao produto pronto".

 

Pavilhão da Agricultura Familiar abrigará mais de 60 expositores



O pavilhão destinado à agricultura familiar, na Frinape 2018, abrigará mais de 60 expositores, sendo a maioria de agroindústrias familiares de Erechim e Região assistidas pela Emater/RS-Ascar. No local, os expositores vão comercializar produtos alimentícios como embutidos, farináceos, cana-de-açúcar, queijos, doces, chimias, derivados de leite, derivados de uva, além de artesanatos.

Uma novidade desta edição, é a instalação de um Café Colonial nos fundos do Pavilhão.

 

PROGRAMAÇÃO DA FENAGRO

09.11.18  - Sexta-feira

19:30 - Palestra/Debate: Associativismo na Ovinocultura

 

10.11.19 – Sábado

10:00 - Visita aos animais pelos compradores

14:30 - Abertura Oficial do Remate

15:00 - Início do Remate

19:30 - Palestra: Nutrição Animal – Presence Nutrição

 

11.11.18 - Domingo

10:00 - Retirada dos animais vendidos no Remate

15:00 - Demonstração de trabalho com cachorros Border Collie em pista – CT

19:30 - Recepção aos visitantes nas dependências da Associação

 

12.11.18 – Segunda-feira

14:00 - Oficina: “Da Tosquia ao Produto Pronto” para escolas

19:00 - Palestra Wilson Radaelli

 

13.11.18 – Terça-feira

14:00 - Oficina: “Da Tosquia ao Produto Pronto” para escolas

19:00 - Palestra Técnica

 

14.11.18 – Quarta-feira

09:00 - Palestra: Biomassa para geração de energia

14:00 - Oficina: “Da Tosquia ao Produto Pronto” para escolas

16:00 - Palestra do Setor Leiteiro

19:00 - Palestra Técnica

 

15.11.18 – Quinta-feira

15:00 - Apresentação de Raças em Pista

19:00 - Palestra Técnica

 

16.11.18 – Sexta-feira

09:30 - Palestra: Lavoura de Carne

14:00 - Oficina: “Da Tosquia ao Produto Pronto” para escolas

14:00 - Início do julgamento em pista Novilhas de Leite

17:00 - Início: Concentração de Machos – marcação

18:00 - Premiação do Julgamento Morfológico Novilhas de Leite

19:00 - Palestra Técnica

 

17.11.18 - Sábado

09:00 - Início julgamento morfológico Cavalos Crioulos – pista

15:00 - Desfile de Ovinos

17:00 - Premiação Cavalos Crioulos

19:00 - Palestra Técnica

 

18.11.18 - Domingo

09:00 - Prova Cavalos Crioulos – pista

17:00 - Premiação prova Crioulos castrados