Prefeitura Municipal de Erechim - Uvas, vinhos, comidas típicas, cultura e turismo marcarão a 7ª Edição da Festa di Bacco
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1276/uvas-vinhos-comidas-tpicas-cultura-e-turismo-marcaro-a-7-edio-da-festa-di-bacco

18/12/2007

Uvas, vinhos, comidas típicas, cultura e turismo marcarão a 7ª Edição da Festa di Bacco

Uvas, vinhos, comidas típicas, cultura e turismo marcarão a 7ª Edição da Festa di Bacco

    A colonizao italiana trouxe para a Regio do Alto Uruguai, no incio do sculo XX, a cultura da videira. O cultivo da uva est na alma do imigrante italiano. Passa de pai para filho. Desde a sada da Itlia, na segunda metade do sculo XIX, a etnia italiana nunca dispensou o cultivo da uva. At por uma questo de sobrevivncia.
    A travessia do Atlntico foi dura demais, muitos pereceram nessa jornada. Tudo estava por fazer, dificuldades imensas no meio da mata. Na alma traziam a f e a esperana de uma vida melhor. Erguer uma casa modesta, desmatar, plantar produtos bsicos e logo adiante o parreiral. Nos ltimos anos a produo de uvas e derivados no territrio do Alto Uruguai, principalmente em Erechim, vem crescendo. Na hora da colheita, mutires, cantorias, amizades, namoros, casamentos, vontade de viver e ser feliz.
    Erechim j produziu vinhos para o Palcio do Governo do Estado, em 1925. Era fabricado e engarrafado pelo pioneiro Joo Tozzo que aqui se estabeleceu em 1912. Tivemos o parreiral do Professor Carlos Mantovani. Era uma espcie de Posto Experimental e estava localizado no Bairro das Trs Vendas.
    Atualmente, o nmero de produtores de uva no municpio chega a 150, sendo que 47 tm como principal atividade o cultivo da parreira, e mais de 100 tm essa como uma das atividades na propriedade. As cantinas registradas so: Bandiera, Bantistella, Guarnieri e Slongo.
    A Festa di Bacco Festa da Uva de Erechim deu seus primeiros passos em 2001, como forma de promover o setor da vitivinicultura e resgatar um brao de economia que foi muito expressivo no municpio nos anos 20, 30 e 40.
A necessidade de escoamento e o incentivo do consumo de uva in natura e seus derivados fez com que os agricultores, sindicatos, entidades, lideranas municipais e Poder Pblico Municipal, se organizassem e divulgassem a atividade.
    Desde o incio a preocupao foi incluir na Festa di Bacco os gricultores familiares, as cantinas, agroindstrias, panifcios, queijarias, doces caseiros, artesanato local, entre outros.
    A programao da Festa di Bacco 2008, foi lanada nesta tera-feira (18), no Salo Nobre da Prefeitura de Erechim, com a presena de autoridades, parceiros, etnias e convidados. Ela ser realizada de 06 de janeiro a 03 de fevereiro. Durante a festa, alm da comercializao dos produtos, sero realizadas atividades como: desfile de carros alegricos, jantares tpicos, Missa da uva, apresentaes artsticas e culturais, cavalgada, resgate dos jogos e brincadeiras populares, exposio de artesanato e produtos, passeios tursticos pelo Vale dos Parreirais. A festa conta, ainda, com a participao das etnias italiana, alem e polonesa, grupos organizados e entidades como jipeiros, motoqueiros, carros antigos, vo livre e cavalarianos.
    A 7 edio da Festa da Uva de Erechim, uma parceria entre a Prefeitura de Erechim, Emater/Ascar, SUTRAF-AU, Comisso da Uva e Etnia Italiana, ser presidida pelo Prefeito Municipal, Eloi Joo Zanella. A coordenao das atividades ficar a cargo das secretarias municipais de Cultura Esporte e Turismo e Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econmico.

Confira a programao:

Dia 06/01/08
20h desfile de carros alegricos (centro da cidade)

Dia 12/01/08
20h30min Jantar tpico Italiano (Comunidade Batistela)

Dia 16/01/08
17h Abertura da safra da uva (Propriedade de Ari Guarnieri)

Dia 19 e 20/01/08
Festa e comercializao (Seminrio Nossa Senhora de Ftima)
17h Abertura Oficial
18h20min Missa
Horrio de Funcionamento: das 14h s 19h30min
Atraes: Artesanato, jogos tradicionais e apresentaes culturais

Comercializao
Janeiro: 23, 26 e 30
Fevereiro: 02, 06 e 09
Horrio: das 14h s 19h30min
Local: Seminrio Nossa Senhora de Ftima

Dia 03/02/08
Festa de So Brs
7h30min Incio da Cavalgada
10h Missa na Capela So Brs
12h Almoo

Passeios Tursticos
Sero passeios voltados s informaes bsicas sobre o cultivo da videira e sobre os benefcios da uva e seus derivados.
Datas: 15, 17, 22, 24 e 27 de janeiro tarde
Transporte: sero dois nibus em cada data
Informaes: no Castelinho ou pelo telefone (54) 3522-3822

Jantares Tpicos Italianos
Para grupos de, no mnimo, 20 pessoas
Local: Cantinas no meio rural
Agendamento: Escritrio Municipal da EMATER/ASCAR/RS ou pelo telefone (54) 3522-1352.